domingo, 6 de janeiro de 2013

FINALLY! A Lista dos Melhores Filmes de 2012...que eu consegui ver =P






Finalmente a lista saiu, mas antes de conferir ela temos algumas considerações a serem feitas!




2012 foi um bom ano para o cinema, mas infelizmente o maior inimigo de todo fã de cinema e cultura pop em geral me atacou durante esse ano: O TEMPO!

Sinto saudades da época da escola quando sobrava mais tempo para ver filmes. Hoje em dia se você não for podre de rico e que não precisa trabalhar, estudar e tem muito tempo sobrando você consegue acompanhar os filmes que são lançados. Seja no cinema, Torrent (nem me venha com o papinho de bom moço. Todo mundo baixa alguma coisa hoje) ou em serviços de Streaming como o Netflix, tendo tempo tudo fica mais fácil. 

Mas esse não é o meu caso!

Eu até tentei acompanhar a maioria dos lançamentos, acho até que fui muito ao cinema nesse ano mas é IMPOSSÍVEL! Não deu pra ver tudo, então por isso alguns dos grandes filmes de 2012 estão fora dessa lista

Infelizmente filmes como Hitchcock, As Aventuras de Pi, Lincoln, The Impossible, Killing Them Softly, As Vantagens de ser Invisível, Silver Linings Playbook e Argo eu não pude conferir, mas sei que estão todos bem cotados para essa temporada de prêmios que está chegando. Essa minha lista está bem Tarantino, ou seja tem muito Blockbuster, já que são os filmes que a galera sempre vai ver. Espero que na lista de 2013 eu consiga colocar mais filmes que não sejam só os Blockbuster's, já que temos grandes filmes fora dessa linha que são lançados durante o ano. Tem muita coisa boa que sai para Home video, os independentes e agora com um certo sucesso, filmes direto no Netflix.

Antes que alguém falem alguma coisa, 13 ASSASSINOS é um filme de 2010 mas só que ele só venho para os cinemas brasileiros nesse ano. Por isso coloquei ele na lista. 


"Mas Aaain...então por que você não colocou Hugo Cabret, Drive e O Artista nessa lista? Eles também só chegaram aqui em 2012" 


Porque...




Agora sim, vamos para a lista. OS 15 MELHORES DE 2012



15 - "Jogos Vorazes" (The Hunger Games)





Uma das grandes surpresas desse ano, Jogos Vorazes venho com o stigma de ser o novo Crepúsculo nos cinemas. WRONG! O filme tem uma boa história que mostra um futuro pós apocalíptico em que a América do Norte agora é PANEM que tem uma capital e é divida em 12 distritos. Todo ano esses 12 distritos mandam dois jovens menores de 18 anos para participarem de um reality show chamado "Hunger Games". O prêmio do vencedor, olha só, é continuar vivo. Mesmo sendo um pouco chupinhada de BATTLE ROYALE, o filme tem uma crítica social, principalmente com os reality shows. A maravilhosa e talentosa Jennifer Lawrence está perfeita como Katniss Everdeen. Eu só acho que o filme deveria ser mais corajoso e ser mais violento. Porra é uma competição que vale a sua vida e onde crianças e adolescentes se matam, mas NÃO TEM SANGUE? Espero que a continuação tenha mais sangue.



14 - "Os Infratores" (Lawless)




John Hillcoat comanda a trama baseada em fatos que adapta o livro The Wettest County in the World, de Matt Bondurant, neto de Jack Bondurant que conta a história da família Bondurant nos anos da lei seca nos EUA, e como eles se tornaram lendas durante esse período histórico. Destaque para a cena do tiroteio final no escuro. Por incrível que pareça o Shia LeBeouf está muito bem no filme, junto com a Jessica Chastain que provavelmente vai levar um Oscar de melhor atriz esse ano pelo ZERO DARK THIRDY, mas isso já é assunto para um post futuro.



13 - "O Segredo da Cabana" (The Cabin In The Woods)




Esse filme dividiu muita gente nesse ano. Teve uma galera que parece não ter entendido muito a proposta do filme. Ele não pode ser encarado como um filme sério de terror, ele está mais para uma grande homenagem ao gênero. Ele pega todos os clichês manjados e tenta dar uma explicação do porque eles acontecem nos filmes de terror. A cena final, em que os personagens conseguem entrar dentro da "Central" que controla todos os acontecimentos é sensacional. Dá vontade de parar o filme para ver todas as criaturas e monstros clássicos e lembrar de vários filmes de terror. Se você é realmente fã de filmes de terror e não fica todo putinho quando brincam com o gênero, esse é um filme que deve ser conferido.


12 - "Valente" (Brave)





Depois de um péssimo Carros 2, a Pixar volta a fazer um filme original. Valente surpreendeu pela mudança que acontece na trama. Em momento algum nos trailers é mostrado que vai ter uma dinâmica de mãe e filha. Você acha que é só a protagonista se envolvendo em altas confusões, mas é ai que a Pixar te pega. Quem já brigou feio com os os pais, sabe como é difícil o processo de reconciliação. Fora o visual do filme que é fantástico.


11 - "Poder Sem Limites" (Chronicle)





Uma das grandes surpresas do ano, Poder Sem Limites é o que o seriado Heroes deveria ter sido e o que aconteceria se o Peter Parker não tivesse uma família tão legal. Andrew é um rapaz que não é popular na escola e que tem muitos problemas na sua vida familiar. Ele resolve começar a gravar tudo que acontece em sua vida. No intuito de se tornar um pouco mais "sociável", ele vai em uma festa junto com o seu primo Matt. Chegando lá ele conhece Steve, que convida os dois a gravarem um estranho buraco na floresta. Chegando lá eles entram em contato com um objeto estranho de cor azul e de brilho forte. Após o contato com esse objeto, os rapazes começam a desenvolver poderes, como mover objetos com a mente e até voar.

O filme inova no gênero Found Footage, usando essa dinâmica de superpoderes o diretor inova com movimentos de câmera controlados pelas habilidades anormais dos garotos. A cena em que eles estão jogando futebol no céu é sensacional, e o final do filme tem ecos de AKIRA.



10 - "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" (The Adventures of Tintin)





Um dos filmes mais empolgantes do ano. Dirigido pelo mestre Steven Spielberg e produzido pelo Peter JacksonAs Aventuras de Tintim é uma volta do cinema mais "Sessão da Tarde" do Spielberg. Adaptação esperada pelos fãs da obra de Hergé, é uma boa adaptação dos contos O Caranguejo das Tenazes de Ouro, O Segredo do Licorne e o Tesouro de Rackham. O único ponto negativo é a ausência do dublador na versão brasileira Isaac Bardavid, dublador do Cap. Haddock (e do Wolverine =P ) na animação para TV. Sério, eu até gosto do Mauro Ramos, mas deixar o cara de fora é sacanagem. Isaac é O CAP. HADDOCK e ponto final.



09 - "13 Assassinos" (13 Assassins/Jûsan-nin no shikaku)





No Japão Feudal, o Lorde Naritsugu, meio-irmão do xogum, abusa de sua autoridade violentando mulheres e intimidando oponentes. O próprio Xogunato quer que ele seja morto. O velho Samurai Shinzaemon Shimada, é escolhido após ser convencido dos atos vilanescos do lorde contra uma mulher que teve braços e pernas decepados. Ele lidera 11 Samurais e um vagabundo para assassinar o Lorde. O filme sofreu com muitas comparações com o clássico de Akira Kurosawa, Os Sete Samurais, mas acho que o diretor Takashi Miike só homenageou o mestre. O filme é de, pasme, 2010 mas só chegou aqui no Brasil em 2012. 



08 - "Samurai X" (Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku roman tan)






Confesso que vi esse filme já em 2013, mas como eu disse no começo do post: EU QUE MANDO NESSA PORRA!

E não é que os japoneses conseguiram. Junto com Dredd, Rurouni é uma das grandes adaptações de quadrinhos do ano. O filme usa bem os dois primeiros arcos do mangá/anime e tem algumas cenas de Flashbacks mostrando o Battousai durante as batalhas da Restauração Meiji e como ele conseguiu sua primeira cicatriz. As cenas de ação foram muito bem feitas, com pouco exageros. O elenco tá perfeito, talvez só a atriz que faz a Kaoru que tá muito bonita, mais do que a versão do mangá. Acho que a trilha sonora poderia ser um pouco melhor, mas tirando esses pequenos pontos negativos, o filme é sensacional. Consegue agradar tanto o fã do mangá/anime, como quem ainda não conhece a obra.  




07 - "Dredd" (Dredd)





Mais uma grande surpresa do ano. Reboot britânico do Dredd faz um grande favor ao personagem depois do sofrível filme americano estrelado pelo Sylvester Stallone. Filme simples, com uma trama direta e sem enrolações, tramas secundárias e ganchos para continuações. Apenas um dia na rotina do Dredd. Tá tudo lá. A violência, as gangues é até os bordões do Dredd interpretado com maestria pelo Karl Urban, sem ser forçado como o Sly. As sequências em Super Slow Motion são sensacionais. Infelizmente não pude ver em 3D, mas mesmo sem o efeito, elas continuam belas em cena. 

Um dos grandes filmes desse ano, que infelizmente não teve uma grande promoção e não faturou tanto como merecia. 



06 - "Moonrise Kingdom" (Moonrise Kingdom)





Wes Anderson e o seu turbilhão de emoções que é Moonrise Kingdom. Filme com um apuro visual e técnico que só ele consegue fazer. O primeiro amor e a inocência de uma época pré Vietnã são as principais virtudes do filme. O Bill Murray mais uma vez, perfeito e engraçado como sempre. Aliás o elenco inteiro tá perfeito. Bruce Willis, Edward Norton, Frances McDormand e os atores mirins Kara Hayward e Jared Gilman que roubam a cena. Esses dois tem futuro em Hollywood. 



05 - "007 - Operação Skyfall" (007 Skyfall)





Mais do que só mais um filme da franquia, é uma afirmação pessoal como o próprio personagem diz. Skyfall é uma grande homenagem ao 007 no ano em que a franquia fez 50 anos no cinema. Esse filme praticamente encerra um arco que começou com Casino Royale. Aqui vemos Daniel Craig se tornando o James Bond clássico. Referências aos filmes anteriores, a volta de personagens clássicos e a morte de uma personagem são os pontos altos do filme. Javier Bardem faz um grande vilão que entra para o Hall de grandes vilões da franquia. Destaque também para a música tema interpretada pela cantora Adele, que merece o Oscar esse ano.



04 - "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises)





Muita calma nessa hora. Esse é um dos filmes mais controversos do ano e que dividiu muito Fanboy

Sim, o filme tem algumas falhas. Elas ficam mais evidentes cada vez que você revê ele, como todo o plot do Bruce Wayne tá todo mal de saúde mesmo só sendo o Batman por poucos anos. A cena inicial que embora seja fantástica, NÃO FAZ SENTIDO ALGUM. Sério. Você acha realmente que as autoridades não ouviram nada da caixa preta do avião? Que eles só levaram em conta o sangue do Dr. Pavel como prova, sem ao menos fazer um teste de DNA usando algum tecido do "suposto" corpo Dr. Pavel e mesmo assim confirmarem para TODO O MUNDO QUE O CARA REALMENTE MORREU? Bruce Wayne tem a sua coluna curada usando uma simples corda? Tá tá tá, eu sei de toda a metáfora do Poço de Lázaro, mas por favor pessoal? O Blake descobrir que o Bruce é o Batman por causa de um olhar? A cena final da bomba você tem que ter muuuuuuita boa vontade para aceitar todo o timing que ela acontece. 


"Mas Vader, por quê então você colocou esse filme tão alto na sua lista????"


Bem, primeiro é PORQUE EU MANDO NESS.......bem vocês já sabem disso. Segundo porque mesmo com todos esses defeitos o filme ainda é um grande fechamento de uma trilogia jamais vista no cinema. O Nolan mostra realmente uma evolução do Bruce Wayne que não é muito vista nos quadrinhos. Um Batman real, que não vai ficar anos lutando que nem um maluco e sim alguém que seja uma lenda e que inspire gerações. É a elevação, o Rising da lenda do Cavaleiro das Trevas que é sensacional. Michael Caine simplesmente dá um banho de atuação em poucos minutos de cena. Só aquela cena em que ele pede demissão vale todo o filme e um Oscar para ele. Embora muitas pessoas tenha odiado a Anne Hathaway como a Mulher Gato, eu adorei a sua atuação. Tom Hardy como o Bane fez o que pode com aquela máscara. É um grande vilão, mas sempre está na linha tênue entre o sinistro e o ridículo com a sua voz caricata. 

Hans Zimmer simplesmente destrói na trilha sonora, e também merece um Oscar. As cenas de ação espetaculares, principalmente para quem viu no IMAX. Nolan consegue fazer grandes sequências nesse filme. A cena final é emocionante e deixa várias opções para a audiência. Era impossível ser melhor que O Cavaleiro das Trevas, mas acho que o Nolan conseguiu terminar bem a história que queria contar. A Lenda do Cavaleiro das Trevas irá viver para sempre nos corações dos fãs de cinema e quadrinhos. 

Obrigado Nolan.



03 - "The Avengers - Os Vingadores" (Marvel's The Avengers)





HELL. FUCKING, YEAH. Um dos projetos mais ousados de todos os tempos e que foi realizado com maestria pela Marvel Studios durante esses anos. O agora chamado MARVEL PHASE ONE que começou com Homem de Ferro em 2008, finalmente teve o seu Grand Finale. OS VINGADORES é uma das adaptações mais legais e divertidas de todos os tempos. O maior Crossover da história finalmente aconteceu na tela do cinema. Indo na contra mão que Christopher Nolan estabeleceu em 2008 com O Cavaleiro das Trevas, que conta com um clima mais sinistro e sério. Joss Whedon fez um filme com a cara dos quadrinhos mais antigos. Um filme com um clima mais aventuresco  e puxado mais para o heroísmo clássico. Ele conseguiu reunir elementos clássicos dos Vingadores, desde das primeiras aventuras, até a sua versão mais atual do universo Ultimate.

O mais impressionante foi que o Joss conseguiu dar destaque para todos os seus personagens. Sério, até o bucha do Gavião Arqueiro tá bem no filme. Isso por só é um milagre. Tirando o Chris Evans, que não convence muito como o Capitão América nesse filme, o resto do elenco tá muito bem. Sequências épicas como a Luta entre Homem de Ferro, Thor e Capitão América na floresta, Hulk descontrolado no Helicarrier da S.H.I.E.L.D., toda a sequência final em Nova York são sensacionais. Hulk contra o Loki é A CENA DO ANO

É simplesmente a terceira maior bilheteria da história do Cinema e um dos filmes mais empolgantes do ano. As expectativas para a PHASE TWO da Marvel dos cinemas, que começa agora em 2013 com Homem de Ferro 3 e Thor 2 estão altas. É a Marvel dominando o Cinema.




02 - "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" (The Hobbit: An Unexpected Journey)






Peter Jackson retorna para a Terra-Média para contar a história de Bilbo Bolseiro, e como é bom retornar para esse lugar. Mesmo com a decisão de fazer três filmes para adaptar O Hobbit para os cinemas, Peter Jackson faz um trabalho competente mais uma vez, embora eu acho que falte um pouco mais de dinamismo para o filme. Mesmo com um pouco de enrolação, ainda é um grande filme com climão de aventura.

Pra mim um dos destaques do filme é a nova tecnologia dos 48 FPS, o HFR. Mesmo dividindo opiniões, não pode negar que o filme é um marco para a história do Cinema. É um começo de uma grande trilogia no Cinema, que promete muito para os seus próximos dois filmes.



01 - "Looper - Assassinos do Futuro" (Looper)





Todo filme de viagem no tempo é confuso. Não dá, sempre tem alguma coisa que vai derrubar todo o propósito do filme. Esse é justamente o grande trunfo de Looper, já que o diretor usa todo entendimento difícil a favor. Os diálogos do próprio filme tiram sarro a toda hora sobre isso. Joseph Gordon-Levitt - que teve o seu melhor ano na carreira até agora - vive um Looper, um assassino da máfia, que tem como função desaparecer com vítimas que são enviadas do futuro. Tudo vai bem para ele, mas tudo muda quando a vítima é ele mesmo (Bruce Willis) enviado do futuro.


O Gordon tá PERFEITO como uma versão jovem do Bruce Willis, com todos os trejeitos do Bruce, e com um maquiagem e próteses o resultado é perfeito.


Todo o clima Sci-fi e elementos que vai de De Volta Para o Futuro e olhe ele ai de novo, AKIRA é sensacional. E é sempre bom ver um filme que não seja uma adaptação, Reboot ou Remake se dando bem.  Em um ano que todos esperavam que PROMETHEUS seria o grande filme de ficção Científica (isso é assunto para o próximo post) Looper foi a grande surpresa do ano. Parabéns para diretor Rian Johnson.



Menções Honrosas


"Anjos da Lei" (21 Jump Street)






Eu só não coloquei na listra principal, porque ela já está bem grande mas vale citar ele aqui. Ninguém deu muita importância para o filme, mas ele surpreendeu com o seu tom mais cômico. E ainda teve o Johnny Depp fazendo uma participação especial




V/H/S (V/H/S)





Esse é um dos filmes mais bizarros e divertidos do ano. Um Found Footage no formato de antologia, com várias histórias gravadas em VHS. Não tem muito o que falar, você tem que ver o filme. Uma coisa eu garanto é que no final você vai ficar com cara de "QUE PORRA FOI ESSA QUE EU ACABEI DE VER?"



"Premium Rush"






Mais um filme legal do Joseph Gordon-Levitt nesse ano. O cara vive um Bike Messenger - É o nosso Clássico Motoboy, só que com a bicicleta no lugar da moto - em Nova York que acaba levando uma encomenda duvidosa. É o filme mais Sessão da Tarde desse ano.



"John Carter - Entre Dois Mundos" (John Carter)





Se esse foi o ano do Joseph Gordon, já não pode se dizer isso do Taylor Kitsch. Ele deu muito azar com John Carter que embora seja um filme legal, infelizmente sofreu com a imprensa. Ele ainda quebrou a cara BATTLESHIP e Savages. Melhor sorte pra ele, que é muito talentoso.




"Selvagens" (Savages)







Infelizmente esse filme do Oliver Stone não fez muito sucesso, mas merece a conferida. Coitado do Taylor Kitsch, até com o Oliver Stone ele quebrou a cara, mas mesmo assim o cara atua muito bem no filme.



"Projeto X" (Project X)






Outro filme que inova o Found Footage, mas com o foco na comédia. Essa é uma das maiores festas da história do Cinema. A cena do tumulto no final é sensacional. A festa é insana. Só acho que poderia ter um pouco mais de nudez mas mesmo assim é uma boa comédia, com uma escala monstruosa e jamais vista antes.


E claro, todos os filmes que eu citei no começo do post. Até o próximo post, com os PIORES FILMES DE 2012!













Nenhum comentário:

Postar um comentário