domingo, 13 de abril de 2014

My Two Cents About: Capitão América - O Soldado Invernal


"On Your Left"






O Cavaleiro das Trevas de 2008, que na minha humilde opinião é ainda o melhor filme de um Super-Herói feito até hoje, trouxe uma fórmula simples e eficiente em seu roteiro: Uma estória original com elementos de fases de sucesso do Batman nos quadrinhos e com uma temática de filmes policiais e Thrillers como SERPICO e outros. O filme é sensacional, com uma dose de realidade grande para um filme baseado em quadrinhos. Parece que a MARVEL STUDIOS seguiu esse padrão de qualidade dos filmes do Christopher Nolan, e aplicou tudo isso no novo filme, Capitão América: O Soldado Invernal. Além de seguir a mesma cartilha, o filme ainda evolui e modifica radicalmente todo o universo cinematográfico e televisivo da MARVEL







Após os eventos de Os Vingadores, Steve Rogers (Chris Evans) começa a trabalhar como agente da SHIELD em diversas missões. O Bandeiroso ainda está tentando se adaptar ao mundo novo em várias áreas, principalmente no combate contra as novas ameaças deste século. E aí que a parada começa ficar estranha, já que Steve se depara com uma conspiração logo depois de um atentado contra comandante da SHIELD, Nick Fury (Samuel "MOTHEFUCKER" L. Jackson), causado pelo misterioso SOLDADO INVERNAL (Sebastian Stan). Ainda temos a figura enigmática, Alexander Pierce (Robert "The Sundance Kid" Redford). Com a ajuda da Viúva Negra (Scarlett "PQP, mas é gostosa demais" Johansson), Sam Wilson (Anthony Mackie) o FALCÃO, Rogers vai em busca de respostas para descobrir quem é o inimigo que está atacando de dentro da própria SHIELD.







Esse filme é sem dúvida o mais "sério" da MARVEL STUDIOS até o momento, já que temos uma ameaça, que ao meu ver é muito mais perigosa e séria do que nos Vingadores. Sim, uma invasão alienígena foi bastante "séria", mas algo bem mais definido. Em CAOSI temos uma ameaça que faz um paralelo com as ameaças do nosso mundo pós 9/11 (Embora eu ache que isso seja algo pior do que todos veem por aí, mas aí é assunto para outro post). Não temos forças e nem inimigos definidos. São todos ocultos, sem face ou com ideologias diferentes. E como você luta contra este tipo de inimigo? Indo atrás antes que elas aconteçam, e isso claro não é nada parecido com ideais do Capitão América. Um velho inimigo que parecia derrotado e que volta e ataca você desprevenido é sempre mais chocante do que uma ameaça declarada. 







Em temos técnicos o filme também tem seus acertos. Dirigido pelos irmão Anthony e Joe Russo, com carreira dirigindo episódios de séries de comédia como Community, o filme tem uma grande influência de Thrillers políticos, principalmente o filme Três dias de Condor, e usa muito de grandes momentos e elementos das histórias do Capitão América nos últimos anos pela MARVEL. A fase do escritor Ed Brubaker (que aparece no filme com um easter egg) serve de base para o tom do filme. Podemos ver elementos de O Soldado Invernal, A Ameaça Vermelha, Guerra Civil e até um pouco de A Morte do Capitão América. Isso para mim que acompanhou essa fase nos quadrinhos, e agora consegue ver isso funcionando tão bem na tela foi emocionante. 







As cenas de ação foram SENSACIONAIS. Eu fiquei decepcionado com as cenas de ação do primeiro filme do Capitão América, já que eu esperava ver ele se movimentando como o Emil Blonsky depois de ter tomado o soro do Super Soldado em O Incrível Hulk em 2007. Uma pessoa que podia bater de frente até com o Hulk e que era super atlético quando lutava. Vimos um pouco disso em Os Vingadores, mas ainda era bem longe de um Capitão América dos quadrinhos. Aqui o Capitão realmente parece ser um cara acima do normal. As cenas de luta contra o Batroc (O lutador do UFC, Georges St-Pierre) e contra o Soldado Invernal foram fantásticas. Bem coreografadas, e que não devem a nenhum filme de artes marciais asiático (Bem, ainda não chega aos pés de um The Raid, mas ainda sim é muito bom).  As sequências de ação no meio das avenidas de Washington foram de tirar o folego também que lembram um pouco de Matrix Reloded, mas sem o uso de CG aqui. Você realmente vê os carros sendo destruídos e sendo explodidos. Destaque para a participação da Viúva e do Falcão em suas cenas de ação. Já tá na hora de temos um filme solo da Viúva. 






Com acontecimentos grandiosos, o universo cinematográfico da MARVEL não será mais o mesmo depois deste filme. Tudo mudou e teremos consequências nas novas produções do estúdio, e até mesmo na sua série de TV. Um filme que modifica tudo e te deixa com vontade de continuar acompanhando este universo nos próximos filmes. É a MARVEL garantindo o seu público para um futuro grandioso nos cinemas. QUE VENHA OS GUARDIÕES DA GALÁXIA E OS VINGADORES 2 AGORA!  


             














Nenhum comentário:

Postar um comentário