sexta-feira, 18 de abril de 2014

Blast From the Past: Caçadores de Emoção e como eu conheci o VHS





"Nobody Rides for Free"






Ahhh o VHS... Que invenção maravilhosa para o Cinema. Revolucionou a experiência de assistir filmes (e solidificar o Porn também). Antes éramos renegados apenas as salas de cinema e depois, muito depois, podíamos ver os filmes mais uma vez na programação da TV. Quando eu meu tornei “Self Aware” como fã de filmes na minha infância, este maravilhoso aparelho já existia e como muitas pessoas deste país é claro que eu só pude ter um lá quase no final dos anos 90 (1998 mais precisamente), mas bem antes isso eu tive a emoção de ver um desses funcionado.






Quando eu era apenas um Enfant Terrible eu sempre ia visitar a casa dos meus primos em São Bernardo do Campo. E não era na São Bernardo “Normal”, e sim na região do Jardim das Orquídeas/Las Palmas, uma das áreas periféricas mais perigosas da grande São Paulo, do lado da represa Billings. Embora fosse uma família humilde a casa era gigantesca, já que o meu tio tinha 13 filhos... Eu disse TREZE FILHOS o.O Mais Br que isso, impossível. Com tantos primos e primas e seus mais variados interesses, foi lá que eu conheci muita coisa dos anos 80 e 70, desde música e cinema. Um dos meus primos era FANÁTICO pelo Michael Jackson e por música em geral. Ele tinha bateria, violão, baixo, teclado e do Michael ele tinha tudo: LPs, fitas K-7, Pôsteres, revistas e até CDs que naquela época, 1994... 1995, pra mim era novidade. Ele tinha até clips do Michael em VHS. Claro, eu só via as paradas com a autorização dele, já que eu era um pivete. Engraçado que hoje em dia eu faço a mesma coisa com filhos de amigos meus quando visitam a minha casa. Um dia eu falo mais disso... E do Michael Jackson também. 




Saudades de ir para São Bernardo e arruinar o teclado do meu primo tentando tocar alguma coisa! 



O mais engraçado ao ir visitar eles é que o meu tio estava “separado” da minha tia, mas a casa e o terreno eram tão grandes que ele tinha a sua “mini casa” logo na entrada da residência. Depois de brincar o dia inteiro, a gente ia na “mini casa” dele para assistir alguns filmes. Meu tio é uma figura meio folclórica da família. Primeiro porque ele parece muito com o apresentador Alborghetti. Tanto na aparência como no temperamento. E ele tinha a mania de juntar MUITA TRALHA. Desde ferramentas, móveis, eletrodoméstico e claro, aparelhos eletrônicos. Confesso que peguei essa mania dele, já que aqui em casa eu também já juntei muita coisa, mas ele ainda bate o recorde. E claro que ele tinha um videocassete. Um não, uns três pelo menos... E UMA QUANTIDADE ENORME DE FITAS VHS. A maioria copiada de fitas alugadas e fitas com filmes e outros acontecimentos gravados da TV. Eu vi muita coisa ali: Desde Episódios gravados de Popeye, A Praça é Nossa, Transformers G1, até lutas do Mike Tyson. Meu tio gravava tudo. 



A luta de Boxe mais rápida que eu já vi...


Dos filmes que eu sempre via quando eu ia lá, sempre estavam Férias do Barulho, clássico gravado do SBT com o Johnny Depp. Brinquedo Assassino e CAÇADORES DE EMOÇÃO. E até hoje eu não sei explicar mas todo mundo adorava ver Caçadores de Emoção, mas por todos os elementos que esse filme reúne acho que a resposta é bem fácil. O elenco com Keanu “WOW” Reeves como o ex-jogador de futebol universitário e jovem investigador recém-chegado ao FBI, Johnny Utah. Esse era o tipo de papel que o cara mais fez no começo da sua carreira: Jovem galã, com estilo “Cool” e “Radical” (Eu vou usar muito radical á partir de agora neste post, então vai se acostumando =P) que os anos 90 tanto gostavam. Lori Petty (A eterna TANK GIRL) como a surfista radical e badass Tyler. Gary Busey (Incrivelmente ainda normal) como o investigador veterano e alívio cômico do filme, Angelo Pappas. E ainda tinha ele, PATRICK SWAYZE. Todo mundo gosta de falar dele em filmes como Dirty Dancing ou Ghost, mas pra mim ele só é um personagem: BODHI



R.I.P. Patrick :(


Foi a primeira vez que eu vi um "vilão" totalmente carismático em um filme. O cara era todo Zen, espiritual e sempre procurando uma interação com a natureza e o seu “Eu” espiritual, praticando o surfe e por que não um pouco de paraquedismo?  Ele tinha uma motivação simples que era buscar a tal da “Onda Perfeita” em todas as partes do mundo. Mas como você faz isso quando não trabalha ou surfa profissionalmente? Como diz a música tema do filme, “Nobody Rides for Free”, então junto de seus parceiros de Surfe, assaltam vários bancos de Los Angeles sempre usando máscaras de ex-presidentes americanos para juntar dinheiro e assim poder viajar pelo mundo só para “radicalizar”. Logo a sua quadrilha fica conhecida e entra para o radar do FBI. Nisso Utah resolve apoiar o seu parceiro Pappas, que tem uma teoria de que os assaltantes são surfistas, usando evidências absurdas como o vídeo de segurança de um dos bancos assaltados (que na verdade era a câmera da própria cena), onde um dos assaltantes mostra a bunda para a câmera, e podemos ver que ele tem uma marca de “bronzeado”. Sério? Tipo Los Angeles TODO MUNDO PEGA SOL O ANO INTEIRO.




Los Angeles faz bastante Sol... Pergunta para a Sarah Connor. 




Vendo hoje esse filme eu até dou risada desses argumentos absurdos que eram usados nessa época. Desde a câmera com um Zoom impossível, ou até o teste de DNA do cabelo de um dos surfistas que determinava em qual praia eles surfavam.  Ainda tinha as gírias. Radical está EM TODO O MALDITO FILME, ainda mais com a dublagem clássica da rede globo. Era tudo “estilizado” e “radical” desde o começo até o fim do filme. Porra, quem treina tiro ao alvo NO MEIO DA CHUVA? Aposto que as garotas adoravam isso, mas até nessa época eu achava isso idiota. Com a suspeita confirmada, Utah resolve aprender a surfar para tentar descobrir os assaltantes. Nisso ele conhece a surfista Tyler, que acaba apresentando ele para Bodhi, que é uma espécie de “Ferris Bueller” da praia e dos surfistas locais. Nem preciso dizer que a personalidade e o carisma de Bodhi acabam por criar uma amizade com Utah.






As cenas em que os personagens surfam são sensacionais, e ouso a dizer que a diretora Kathryn Bigelow, Ex-mulher de James Cameron e ganhadora do Oscar de melhor filme por GUERRA AO TERROR, influenciaram todos os vídeos de esportes radicais depois desse filme. O uso da câmera lenta, os filtros de imagem e toda a estética das tomadas que muitas vezes estavam dentro da água com os surfistas, estão até hoje aí. Podem ir ver o canal da Red Bull no Youtube e compare com as cenas do filme. Praticamente todo mundo foi influenciado por esse filme. As cenas de paraquedismo também são fantásticas, e claro que depois desse filme vários outros sempre colocavam alguma cena com algum personagem pulando de paraquedas. Mas o que todo mundo mais se lembra desse filme são as cenas de assalto. Como eu já disse, eles usavam máscaras de ex-presidentes americanos e ternos. Essas cenas entraram para a história, e você pode ver referências destas cenas em vários outros filmes e até jogos como PAYDAY e GTA V. Em uma dessas cenas também podemos ver uma das melhores perseguições a pé do cinema. Johnny Utah corre atrás de Bodhi, que usa a máscara do ex-presidente americano Ronald Reagan, por várias casas e ruas de Los Angeles. A perseguição acaba no famoso L.A. River, onde Utah sente uma velha contusão em seu joelho, e acaba deixando Bodhi escapar. Toda a sequência é espetacular, e gerou uma grande homenagem no filme HOT FUZZ




Homenagens em Hot Fuzz e Atraídas Pelo Perigo



Outra grande sequência se passa em uma batida dentro de uma casa de “Surfistas Nazistas” que eram suspeitos de serem os assaltantes de bancos. Vale lembrar que um dos surfistas é nada mais que o vocalista da banda RED HOT CHILI PEPPERS, Anthony Kieds! Essa cena é foda, já que rola um tiroteio em um espaço apertado, e acontece de tudo: Mulher pelada enchendo o Gary Busey de porrada, tiro na cabeça, tiro acidental no pé e tentativa de assassinato usando um cortador de grama. Uma cena com todos os excessos e toda a “massaveíce” dos anos 90. É claro que alguém de oito anos como eu adorava isso.  Pulando para o final do filme, vemos Utah indo para a Austrália tentar prender Bodhi. Em busca da onda perfeita, Bodhi sabia que a Austrália iria ser atingida por uma grande tempestade, e que isso iria gerar uma das maiores ondas da história. Utah consegue até prender o Bodhi, mas resolve o deixar surfar a onda que estava tanto esperando pela última vez. Aí meu caro amigo Noob você pode dizer:



“Mas eu já vi isso em Velozes e Furiosos”








Sim, porque VELOZES E FURIOSOS É PRATICAMENTE UM REMAKE DE CAÇADORES DE EMOÇÃO! Tá tudo lá, só que ao invés de serem surfistas eles são “corredores de rua”. Tire as pranchas e substitua por carros e você tem o mesmo filme. Esses dois filmes fazem parte de uma categoria que eu gosto de chamar de “L.A. Action Movies”. São filmes que estéticas muito parecidas em sua fotografia, e claro também por se passarem em Los Angeles. Começando lá no final dos anos 80 com Duro de Matar, Exterminador do Futuro 2, Caçadores de Emoção, O Último Grande Herói, Fogo contra Fogo, Pulp Fiction, Velocidade Máxima, Hora do Rush, Money Talks, Homens Brancos não Sabem Enterrar, Boyz in the Hood, Máquina Mortífera e Velozes Furiosos, que curiosamente foi o último com essa “áurea de L.A.” 


L.A. é Foda!



Parece que o filme vai ganhar um “remake verdadeiro” agora com Gerard Butler como Bodhi e o desconhecido ator australiano, Luke Bracey como Utah. Provavelmente vai ser mais um remake chato, com algumas referências ao filme antigo para satisfazer os fãs do original, mas com zero carisma. Se for para ver um remake, fique com o Velozes e Furiosos mas se puder mesmo, assista ao original. Clássico do seu tempo. Pra mim não é só a lembrança do filme em si, é mais uma coisa que me faz lembrar de bons tempos. 














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