sexta-feira, 2 de maio de 2014

My Two Cents About: O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro










Quando eu comecei esse blog um dos primeiros posts foi uma lista de piores filmes de 2012, e um dos filmes foi o primeiro Espetacular Homem-Aranha. A Sony resolveu dar um reboot em sua principal franquia. Muitos torceram o nariz, mas o filme “passou” de ano e ganhou uma grana considerável e a certeza de ter novas continuações. Um dos principais problemas do primeiro filme foi a trama envolvendo os pais do Peter Parker, que no primeiro filme realmente não caiu bem e pior, não foi há lugar nenhum. Em O Espetacular Homem-Aranha 2, finalmente temos o desenvolvimento desta trama e como isso afeta a trajetória do Peter.



Dance Gwen Stacy... DAN-DAN-DANCE com EMOÇÃO... Eu sou o Peter Parker da nova geração!



O filme abre bem ao estilo do herói, com o Homem-Aranha (Andrew “Hipster” Garfield) atrasado para ir para sua formatura na escola e ao mesmo tempo salvando a cidade, indo atrás de Aleksei Sytsevich (Paul “Preciso pagar as minhas contas” Giamatti) antes de virar o RHINO, que está roubando uma carga de Plutônio pelas ruas de Nova York. No meio de todo esse caos e bem ao estilo aranha, Peter acaba salvando o nerd mais clichê e caricato da história desde A Vingança dos Nerds, Max Dillon (Jamie “Willie Beamen” Foxx), um funcionário da OSCORP que logo depois deste encontro com o aranha, fica totalmente obcecado pelo herói. A origem do Electro é bem clichê (Sou nerd que ninguém enxerga, agora que eu tenho todo esse poder todos irão me ver), mas o Jamie Foxx manda muito bem aqui. O visual, a voz e o seu tema (trilha sonora matadora do mestre Hans Zimmer) são demais.








Logo após os acontecimentos do primeiro filme, Peter ainda não está seguro em continuar namorando Gwen Stacy (Emma “THE ULTIMATE GIRL NEXT DOOR” Stone) após a morte de seu “quase sogro” e seu último pedido para que Peter ficasse longe de sua filha. Gwen se enche disso e resolve ela mesma terminar com tudo. Ela planeja estudar na Inglaterra e isso vira o dilema principal entre os dois durante o filme todo. Isso é uma das coisas que me irritam no Marc Webb. Eu sei que o cara manja desse assunto (500 dias com Ela), mas essa trama para mim não vingou aqui. Ela só ganha um pouco de relevância com o final do filme que para vocês, fãs de quadrinhos, já sabiam o que iria acontecer, né?




Hummm... Onde será que eu já vi a Gwen Stacy vestida assim???




No meio de tudo isso tem o principal vilão do filme que é o Harry Osborn (Dane DeHaan de Poder Sem Limites), que herda estudos secretos da OSCORP para tentar evitar que tenha o mesmo destino de seu pai, Norman Osborn (Chris Cooper) que supostamente morre de uma doença degenerativa. A morte de seu pai faz com que Peter volte a ter contato com o Harry. Harry descobre que a OSCORP tinha projetos de regeneração com aranhas e logo faz o link com o herói aracnídeo da cidade e isso já é spoiler demais para um review só. Mesmo todo esse plot da OSCORP fazendo sentido, É TUDO MUITO FORÇADO!  Os caras enrolaram dois filmes para tudo isso, e mesmo assim o resultado fica pior do que as coincidências da primeira trilogia do aranha. O quê salva desse novo filme são as atuações do elenco que realmente são muito boas. Andrew Garfield mesmo tendo um Peter Parker muito mal desenvolvido (Um personagem que passa pelo "Hipster/Nerd/Cool/Malandrão", até o "chorão quero os meus pais"), manda muito bem como Homem-Aranha. Um Aranha bem mais engraçado e zueiro como nós vemos nos quadrinhos. A Emma Stone manda muito bem, e apesar do dilema forçado, ela consegue uma boa química com o Garfield.








Outra ótima sacada do filme é o simbolismo do Homem-Aranha para a cidade de NY que aqui é sensacional.  Eu ainda estou esperando para ver o que vão fazer com o Superman no próximo filme, mas filmes como Thor: O Mundo Sombrio, Capitão América: O Soldado Invernal e Espetacular Homem-Aranha 2 eu começo cada vez mais à ficar do lado do Matheus e sua opinião negativa do Homem de Aço. A cena do final deste filme com o garotinho vestido de Homem-Aranha peitando o Rhino quase me fez chorar no cinema. Aliás, esse final do filme é me lembra dos bons momentos do segundo filme da trilogia do Raimi. São cenas como essa que fizeram falta no Homem de Aço. Espero que o Snyder tenha visto estes dois filmes, já que parece que os elementos do Superman estão sendo vistos em outros heróis e não no próprio.



Confesso que quase "Chorei como um Ninja Silencioso" nessa cena. Um abraço pro Man of Steel =P



O filme termina com um gancho para o filme do Sexteto Sinistro, que para mim não me atrai nem um pouco. Se o Sexteto aparecer em um filme do Homem-Aranha até pode funcionar, mas confesso que não tenho a mínima vontade de ver um filme dos vilões, e muito menos um filme solo do Venom como já foi boatado. Acho que se a Sony e FOX continuarem com esse mesmo desejo de produzir um universo cinematográfico igual ao da MARVEL STUDIOS, irão falhar. Crossovers com a MARVEL STUDIOS também estão descartados, então deveremos esperar filmes com personagens que não merecem mais do que 45 minutos de tela.


O Espetacular Homem-Aranha 2 tem uma pequena evolução. É um bom filme se comparado ao último, mas a Sony pode fazer melhor. Como Peter Parker ainda tem que melhorar MUITO, mas como Homem-Aranha é só manter o nível. Ainda dou um voto de confiança para essa nova trilogia.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário