sábado, 24 de maio de 2014

My Two Cents About: X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido



"Minha cabeça dói"







Eu nunca fiquei pensando tanto em uma linha temporal de algum filme, quadrinho, livro ou série de TV como em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Mesmo depois de sair do cinema e da parada clássica para comer alguma coisa depois com os amigos, eu continuei pensando em toda a lambança cronológica da franquia X-Men. O pior é que eu fui com o pensamento de não ligar muito para isso, mas no final eu fiquei com mil perguntas na cabeça. Podemos dizer que teremos dois tipos de pessoas para esse filme: O fã que não liga muito para a cronologia e só vai para se divertir ou o fã que realmente que ver coerência em tudo. E infelizmente, eu acho que eu me encaixo no segundo tipo.







SPOILERS





O filme começa mostrando um terrível futuro em que não só os mutantes, como os humanos também estão praticamente extintos. Diferente da HQ, as Sentinelas aniquilaram quase toda a vida no planeta terra, em um futuro que lembra muito O Exterminador do Futuro, mas com Sentinelas.  A última esperança é um pequeno grupo de mutantes liderados pelo professor Xavier (Patrick Stewart) e Magneto (Ian Mckellen), com um grupo formado por Blink (Bingbing Fan), Bishop (Omar Sy), Mancha Solar (Adan Canto), Colossus (Daniel Cudmore) Homem de Gelo (Shawn Ashmore), Apache (Booboo Stewart), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pride (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman). Kitty Pride tem o poder de mandar a mente de uma pessoa para o passado, e junto de Apache e Bishop, criam um sistema de segurança para evitar os ataques das Sentinelas que são indestrutíveis no futuro. Quando um ataque ocorre, todos os X-Men morrem menos Pride e Bishop que voltam alguns instantes antes do ataque para avisar aos outros da chegada das Sentinelas. Xavier resolve que eles precisam voltar ao passado para evitar o evento em que as Sentinelas são criadas. O evento é o assassinato de Bolívar Trask (Peter Dinklage), criador das Sentinelas pelas mãos de Mística (Jennifer Lawrence). Logo após o assassinato, Mística é capturada e seu DNA é usado para desenvolver a tecnologia das Sentinelas do futuro, assim condenando toda a humanidade. Mas para voltar muito tempo atrás (Precisamente em 1973), é preciso alguém que consiga aguentar a viagem do tempo. Quem volta por muito tempo não consegue se manter em sua mente antiga e pode sofrer um colapso, portanto Wolverine é o escolhido já que o fator de cura anula este efeito.  Wolverine retorna no tempo com a missão de reunir o professor Xavier e Magneto para evitar que o futuro horrível aconteça.






Vamos falar das coisas boas do filme: Eu adorei a interação dos personagens. Primeiro que para quem reclama que só o Wolverine aparece-nos outros filmes, vai ficar bem surpreso já que o Wolverine aqui é só um guia para os outros personagens. O seu envolvimento com Xavier é muito bom, e realmente fecha um ciclo entre os dois personagens. O filme é quase que inteiramente do elenco do First Class. É um filme do Xavier e da Mística. São os personagens mais importantes para o destino de todo o universo. O Magneto também tem um pouco de importância no final do filme. Aliás, este filme tem uma cena para todas as pessoas que odeiam o Wolverine no final envolvendo o Magneto que é sensacional. Outro grande destaque é a cena do Mercúrio (Evan Peters). Uma grande demonstração do seu poder em cena e que lembra muito a cena inicial do segundo X-Men. Your Move, Whedon! Aliás, todas as cenas de ação do futuro são fantásticas. Aqui temos as melhores cenas de morte em filmes de Super-Herói dos últimos anos. O final do filme tem eventos que acontecem tanto no passado como no futuro e que te deixam apreensivos. A ambientação dos anos 70 é muito legal. A sequência do Mercúrio invoca muito os filmes de assalto dessa década.





Mas aí vem a porra da cronologia. Resumindo bem, O FILME É UM GRANDE REBOOT DA FRANQUIA. Lembra do Star Trek do J.J. Abrams? É isso mesmo que acontece no filme, mas o diretor Bryan Singer caga em vários eventos não explicados. E até quando você acha que vai só simplesmente deixar tudo isso de lado, e simplesmente passar uma borracha por todo, ELE VOLTA A CAGAR JUSTAMENTE NA ÚLTIMA CENA DO FILME! Tipo, foi um erro tão idiota que você simplesmente fica com cara de “QUE PORRA É ESSA?” Se ele fizesse o simples, teria sido bem melhor. Algumas perguntas simplesmente ficaram no ar como as garras de Adamantium do Wolverine no futuro? E COMO A PORRA DO XAVIER VOLTOU A VIDA? No final o fica aquela sensação de:


 “Ahhhh, você inventa ou absorve o que você quiser desses eventos. VOCÊ MONTA A SUA LINHA TEMPORAL, E FODA-SE O QUE OS OUTROS DIZEM!”





Agora temos uma nova linha temporal onde podemos ter novas aventuras, e com TODOS os personagens (Não digo mais nada, mas você já deve ter se ligado neste SPOILER Vago =P ). E no final ainda tempo um gancho “Mais ou menos, mais ou menos” para o APOCALIPSE em um próximo filme. Finalizando, aqui podemos ver como o terceiro filme da série e os Spin-Offs mal conduzidos prejudicaram a franquia. Mas o pior é quando o Singer também ajuda para isso, principalmente na última cena que é um tapa na cara do fã. O cara manda bem em conduzir os personagens e suas relações entre si, mas NÃO MANJA NADA DE CRONOLOGIA. Confesso que fico com dor de cabeça em tentar montar a minha Timeline mutante. Este é o problema de tentar expandir o universo sem uma preparação. No final você sempre vai ficar com uma sensação de que algo está errado. Uma pulga atrás da orelha com algum personagem ou acontecimento. Obrigado pelo retorno, Singer. Mas vê se agora faz uma coisa “mais simples”, né? E pensar que ano que vem tem um novo Exterminador do Futuro que irá retornar ao primeiro filme de 1984... Minha cabeça já está doendo ¬¬ 

É um filme "Meio Termo". Sim, estou criando isso agora. Já que essa nova geração só quer saber se uma coisa é TOTALMENTE BOA ou TOTALMENTE RUIM. Se você fica no meio termo eles dizem "Aiinnn, não entendi a sua opinião", e se você fala que algo é "medíocre", elas entendem mal.

Acho que vou ali ver um De Volta Para o Futuro. Que saudade do tempo que a viagem no futuro era mais simples!









P.S COM SPOILERS: Bem agora que o universo foi rebootado, seria a hora perfeita de juntar o universo da MARVEL STUDIOS COM O UNIVERSO MUTANTE FOX. Mas quem sou eu, né? Sou um simples Fanboy, e tanto a FOX como a Disney não gostam de dividir lucros =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário