segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Lista dos Melhores Filmes de 2014... Que eu consegui ver!





"You don't want bumpers. Life doesn't give you bumpers."






Mais um ano, mais uma lista. E como sempre antes de começar a lista eu tenho as minhas considerações de sempre. Esse ano eu não irei colocar filmes que ficaram no “Vácuo” entre 2013 e 2014, mas vou dar um “salve” para eles aqui no começo do post. Filmes como Clube de Compras Dallas, Nebraska, O Homem Duplo, HER, 12 Anos de Escravidão, que ganhou o Oscar de melhor filme de 2013. EXCETO POR UM: O Lobo de Wall Street. Primeiro que é um grande trabalho de um dos meus diretores favoritos, Martin Scorsese. O Lobo... com certeza ficaria em primeiro lugar na minha lista do ano passado, mas infelizmente só chegou aqui nesta “terra maravilhosa” em 2014. Estou cagando uma regra que eu acabei de criar? Sim, MAS É EU QUE MANDO AQUI! São todos dignos de estarem em uma lista de melhores, mas como esse ano a lista está maior, resolvi cortar esses filmes.


E foi um ano foda. Não venha com mimimi de “Ahhhhh só tem Blockbuster ruim” ou “Não teve nada de bom”. Porra, até os filmes de ação Hollwood acertou este ano. E voltando um pouco o que eu comentei no começo do post, este ano também terá filmes que se perderão no “vácuo” entre 2014 e 2015. Infelizmente ainda não consegui ver filmes como Foxcatcher, Birdman, Nightcrawler, The Imitation Game entre outros. Então não venha com “Ahhhhh faltou esse... Faltou aquele”. Todos esses terão menções honrosas no ano que vem. 


E vamos lá. ESSES SÃO OS 25 MELHORES FILMES DE 2014



25 – Operação Big Hero (Big Hero 6)






A Disney Studios tá usando o bem o que aprendeu com a Pixar, e agora já pode dizer que está quase chegando ao mesmo nível do estúdio parceiro deles. Baseado em um quadrinho da Marvel, esse foi  trabalho em animação com personagens da Marvel na Disney. BayMax é um dos personagens mais carismáticos do ano. 








24 – Godzilla




Agora sim um remake que “vale” nos EUA. Um dos Blockbusters que mais me empolgaram nesse ano. Só achei que o Godzilla poderia ter aparecido mais em cena, mas mesmo assim é dos grandes filmes de 2014. O filme também teve um post e um especial no Blog.







23 – No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow)






CHUUUUUUUUPAAAAA, TOM CRUISE HATERS! Todo mundo acho que o filme seria uma merda, mas foi um dos Blockbusters de ação mais legais do ano. Um Feitiço do Tempo dentro de uma guerra contra alienígenas. O mais legal do filme é ver o Tom Cruise como um covarde no começo do filme, e ir evoluindo através da história. A Emily Blunt CHUTA BUNDAS aqui, e mostra que pode ser a Capitã Marvel fácil, fácil. E ela tem o melhor nome de personagem no ano:


FULLMETAL BITCH!






22 – Uma Aventura LEGO (Lego Movie)



A melhor animação ano. Fala tanto com a criançada, quanto com os adultos. Uma critica bem afiada em nossa sociedade também. E o filme também tem a melhor versão do Batman de todas  no cinema. É tão boa que vai virar um filme solo. 





21 – O Protetor (The Equalizer)





O diretor Antoine Fuqua tem altos e baixos na sua carreira. Fez um clássico moderno (Dia de Treinamento), mas também faz filmes duvidosos (Olympus Has Fallen). Dessa vez ele conseguiu balancear um bom roteiro com uma abordagem mais “massavéio”. Baseado em uma série americana (The Equalizer), o personagem tem muito potencial e espero que tenha uma continuação.








20 – White Bird in a Blizzard




Esse é o filme mais “Nelson Rodrigues” do cinema americano nos últimos tempos. Claro, se você não conhece o Nelson Rodrigues, com certeza irá ficar chocado com o final. Se você já conhece o Nelson, vai ficar chocado em ver isso em um filme americano. Com atuações maravilhosas de Eva Green e Shailene Woodléy, White Bird in a Blizzard é um dos melhores filmes indies do ano. 








19 – John Wick





"Não Mate o cachorro do Keanu Reeves". Esse foi o ano dos filmes de ação despretensiosos e divertidos. Filmes como Lucy, The Guest e John Wick. Esse é melhor filme do Keanu “WOW” Reeves desde The Matrix. Uma motivação que parecia ser boba, ganha uma dimensão totalmente diferente. As cenas de ação são sensacionais e é outro personagem que eu adoraria ver outra vez no cinema.





18 - The Raid 2: Berandal






PUTA QUE PARIU, QUE FILME! Se o primeiro filme é um “Tropa de Elite asiático”, The Raid 2 : Berandal é um “Tropa de Elite 2 asiático”. Como no segundo filme brasileiro, aqui o “sistema” é o verdadeiro vilão. O policial Rama precisa se infiltrar no submundo do crime de Jakarta e ir atrás de policiais corruptos. Com muita influência de O Poderoso Chefão e outros filmes de Máfia e cenas de lutas fantásticas. Sério, a sequência dentro da prisão e a luta na cozinha são sensacionais. 








 17 – Locke





Tom Hardy é um chefe de obra que está prestes a comandar o maior descarregamento de concreto em uma obra na Europa. Mas na noite anterior ao descarregamento, ele resolver dirigir de Manchester para Londres para acompanhar o parto de seu filho, resultado de um caso extraconjugal. No meio do caminho ele ainda precisa contar para sua esposa o por quê ele teve este caso e ainda fazer os preparativos para a chegada do concreto na obra de Manchester. O filme se passar em tempo real é angustiante. Angustiante de ver a "situação impossível” que o personagem se meteu, mas legal ver que é ele escolheu estar nesta situação. Um show de atuação do Tom Hardy... E um grande comercial para a BMW também =P 






16 – The Machine





2014 foi o ano de filmes sobre inteligência artificial, robôs ganhando consciência e “humanidade” e “Transcendência” dos seres humanos para uma forma “digital”. The Machine fala muito bem com todos estes temas, e faz isso melhor do que filmes grandes (Transcendence eu estou olhando para você ¬¬ ). Com um mundo empobrecido, ergue-se uma guerra fria contra um novo inimigo. Para combater a ameaça, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha está à beira de desenvolver uma arma que pode mudar o jogo. O Cientista-chefe Vincent McCarthy (Toby Stephens) fornece uma resposta com a sua criação, um androide com habilidades físicas e de processamento incomparáveis. Quando uma falha de programação faz com que um protótipo venha a destruir seu laboratório, McCarthy pede à especialista em inteligência artificial Ava (Caity Lotz) para ajudá-lo a aproveitar todo o potencial de uma máquina de combate verdadeiramente consciente.





15 – The Guest





Ohhhh, YEAAAAH! Porra, se não tivesse tantos filmes legais esse ano e se essa lista fosse mais “Massavéio”, talvez eu colocasse este filme em primeiro lugar. Um dia, o soldado David chega à casa da família Peterson. Ele diz ser um amigo do filho dos Peterson, morto em combate, e logo é acolhido neste lar. Aos poucos uma série de mortes começa a acontecer na cidade, e a desconfiança em David só aumenta. Não posso dizer mais sobre a trama, mas posso dizer que é um dos filmes mais legais do ano. A trilha sonora oitentista, as influências de Halloween, Exterminador do Futuro, Rambo, Drive entre outros. David é dos personagens mais legais de 2014. 







14 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past)





Olha eu até fiz um review meio “amargurado” quando o filme foi lançado, mas venho aqui agora pedir desculpas por aquele post. Revendo o filme eu dei mais créditos para o Brian Singer. Um ótimo reboot que conseguiu apagar aquela bomba que foi o X-MEN 3







13 – Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy)





Um dos filmes mais legais de 2014. Já falei sobre ele neste ano, dá uma olhada no post. Uma mistura de Aventureiros do Bairro Proibido, Star Wars e Indiana Jones







12 - Sob a Pele (Under the Skin)



Esse é aquele tipo de filme que deixa uma galera PUTA da vida. A pessoa vai ver o filme depois de ler a sinopse e tal, e acaba recebendo algo bem mais diferente do que a sinopse propõem. Se você for pela sinopse do filme, podemos dizer que a Scarlett Johansson é uma alienígena que atrai homens para depois poder devorá-los por aí, mas o filme mostra isso de uma forma BEM diferente. E é aqui que a gente separa quem realmente vem pela "sacanagem”, e quem venho para ser surpreendido. Se você não sabe da sinopse, você poderia muito bem formar mil teorias sobre o que é essa criatura antes de chegar ao final do filme.



A Scarlett Johansson realmente vive uma grande fase em sua carreira, e esse filme prova muito bem isso. Ela realmente faz jus ao significado da palavra "alienígena" (1. Que ou quem é de outro país. = ESTRANGEIRO, FORASTEIRO, AUTÓCTONE, INDÍGENA, NATIVO 2. Que ou quem é de fora do planeta Terra. - EXTRATERRESTRE). Não temos nenhuma menção ou cena mostrando que ela realmente vem do espaço e tal, mas o modo como ela age representa muito bem o significado da palavra. Se ela mandou muito bem usando só a sua voz em HER, aqui ela manda muito bem usando só suas expressões. Ela tem pouquíssimos diálogos durante o filme, geralmente só quando interage com suas "possíveis vitimas". Uma criatura que tenta entender o que nós somos. Uma criatura realmente fora de seu habitat natural.


Algumas das cenas em que a personagem de Johansson aborda pessoas na rua, você vê claramente que eram cidadãos normais. O diretor simplesmente deixou as câmeras escondidas no carro, e as reações são reais. Outra parada legal é a fotografia do filme que é belíssima. O filme se passa na Escócia. A cena final onde tudo é revelado é "sinisxtraa neguinho". O filme tem um ritmo bem lento e diferente do que a gente vê hoje.






11 – O Teorema Zero (The Zero Theorem)





Sabe aquele filme que te faz pensar pra caramba? Mas não é nada sobre a trama ou alguma teoria maluca, e sim sobre a sua vida. Qohen Leth (Christoph Waltz), um habilidoso hacker de computador vive em uma constante crise existencial. Ele é instruído por uma empresa fantasma chamada “Management”, para resolver o enigma do “Teorema Zero”, uma fórmula matemática que determinará a razão da existência dos homens e se a vida possui algum sentido. Obcecado por essa missão, ele encontra obstáculos que interrompem seu trabalho. Qohen espera por um telefonema que contém todas as respostas que ele procura. Um dos filmes mais reflexivos do ano. 







10 – Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier)






Quem diria que a Marvel faria um filme “sério”. Conhecida pelos seus filmes divertidos, essa continuação teve um tom um pouco mais “urgente” e mudou todo o universo da Marvel no cinema e TV. Falei sobre o filme neste post.







09 – Interstelar (Interstellar)




Um dos grandes filmes de Ficção Cientifica do ano. Eu e o The Oz falamos muito sobre ele no nosso podcast, o MellonCast episódio #03. Dá uma escutada lá! 







08 – Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of The Planet of the Apes)






É o melhor Blockbuster do ano. Continua o bom reboot de 2008, agora vemos César liderando a comunidade símia de São Francisco. A doença do final do primeiro filme se alastrou pelo mundo causando praticamente a extinção dos humanos. Os poucos que sobraram procuram de todas as maneiras novos recursos para continuar neste. Quando um grupo de humanos cruza com a comunidade símia, a tensão aumenta. O trabalho da WETA Digital e do Andy Serkis aqui é GENIAL. Tudo isso com uma grande história. É uma das melhores continuações dos últimos anos, e estou esperando muito por novos filmes com essa mesma qualidade. 







07 – Expresso do Amanhã (Snowpiercer)





Eu iria colocar o novo Jogos Vorazes aqui, mas como o filme foi divido em duas partes, preferi deixa ele de lado e esperar a parte final. Então coloquei esse belo filme de produção sul-coreana. Falei sobre ele neste post aqui. É um puta filme com uma boa ideia e um final sensacional. 




06 – O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)






Um dos melhores filmes do Wes Anderson. Uma história legal e divertida e um elenco formidável. O Ralph Phienes tem que ser indicado ao Oscar por este filme.







05 – Garota Exemplar (Gone Girl)






Mais um puta filme do David Fincher (Clube da Luta, A Rede Social). Olha que mesmo sabendo o principal Spoiler do filme, ainda sim tive uma grande experiência vendo ele. O quanto menos falar sobre este filme, melhor. Só posso dizer que a esposa do Ben Affleck está desaparecida. Falar mais vai estragar o filme. 




04 – O Homem mais Procurado (A Most Wanted Man)






Este ano o cinema perdeu várias pessoas talentosas. Uma delas foi Philip Seymour Hoffman, um dos atores mais talentosos de sua geração. Em seu último trabalho como protagonista ele dá um show de atuação em O Homem mais Procurado, filme que adapta mais um livro do escritor britânico John Le Carré. Depois dos ataques de 11/09/2001 nos EUA, a cidade Alemã de Hamburgo ficou em estado de alerta vermelho, já que um dos terroristas de 2001 (Mohamed Atta) organizou e reuniu boa parte do pessoal responsável pelo ataque na cidade alemã. A falta de organização de várias agências de segurança mundiais permitiu os terroristas de agirem livremente. Desde 2001, Hamburgo continua no mesmo estado de alerta e uma divisão especial do governo alemão tenta caçar qualquer terrorista ou pessoa suspeita que chega na cidade.


Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secreta alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele é apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?


Os livros, séries e filmes do John Le Carré tratam deste tipo de assunto (espionagem, intrigas internacionais, etc) de uma forma bem real. Se você espera algo na linha de James Bond ou Jason Bourne, esqueça. O personagem do FSH até tenta correr atrás de um suspeito uma hora, mas a cena é quase cômica. É uma visão bem real de como essas agências de segurança realmente atuam, e como a guerra de egos e falta de comunicação atrapalha este tipo de trabalho. Aproveita que o filme tá no Netflix =P 




03 – O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)






Martin Scorsese brilhou mais uma vez. Ele é o único cara do que consegue transformar um filho da puta como o Jordan Belfort em um Herói?? Tudo mostrado com essa Hiper-Realidade que o Scorsese é mestre em fazer. O filme exagera em algumas coisas? Sim, mas eu acredito que a vida real não esteja muito longe do que é mostrada no filme. Três horas de filme que passam voando. LEONARDO DiCAPRIO MERECIA A PORRA DO OSCAR! Jordan Belfort é o papel da vida do DiCaprio. Esse é o melhor exemplo de uma "atuação exagerada" (Overacting) feita com maestria e precisão. Com 10 minutos de filme você compra todo o seu discurso, mesmo sabendo que ele é totalmente errado. Você tem vontade de seguir o cara na hora!






02 – O Predestinado (Predestination)





Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga. E não posso falar mais nada sobre este filme senão eu irei estragar a sua experiência. Um dos melhores filmes de viagem no tempo nos últimos anos (Achei até melhor do que LOOPER). O final desse filme é sensacional, mesmo se você matar ele antes da meia-hora final. Destaque para a atriz Sarah Snook que está perfeita no filme. 








01 – Boyhood - Da Infância à Juventude (Boyhood)






E o melhor filme de 2014 não é uma Ficção Cientifica como nos últimos ano. BOYHOOD é um trabalho gigantesco e árduo do diretor Richard Linklater (Trilogia “Antes”) e de todo o elenco. O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. Um filme que levou DOZE ANOS para ser finalizada. Cada ano o diretor se reunia com o elenco por um mês para gravar uma nova etapa na vida da família. Só por este esforço já vale o título de melhor filme do ano. E é um grande filme sobre família e amadurecimento. Já um dos favoritos ao Oscar 2015.






MAS A MELHOR OBRA DO AUDIOVISUAL NO ANO DE 2014 É... 


TRUE DETECTIVE






Eu não poderia deixar de falar de True Detective, que para mim foi melhor do que os filmes, séries e games em 2014. Uma minissérie curta, com qualidade de cinema e ritmo de literatura. Uma primeira temporada para ficar na história e que gerou o post com mais visualizações no blog neste ano (Valeu Flavio). A série utiliza múltiplas linhas do tempo para traçar através de 17 anos a busca de dois detetives por um assassino em série em Louisiana. Série mais do que recomendada pelo blog!




Nenhum comentário:

Postar um comentário