terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ESPECIAL STAR WARS: Star Wars MINHA VIDA! Star Wars MINHA HISTÓRIA! Star Wars MEU AMOR!







2015 É O ANO STAR WARS! Com o novo filme da saga chegando nos cinemas em Dezembro, nós do Speak Mellon resolvemos dar início ao especial sobre a saga. Todo mês teremos pelo menos um post relacionado a saga. Seja ele nostálgico ou sobre algo atual. Seja ele sobre um filme específico ou sobre o Universo Expandido, nós iremos falar sobre STAR WARS do nosso jeito. E claro, teremos pelo menos um podcast antes do filme. E então para abrir este especial, slsvader compara um pouco a nossa paixão do futebol com STAR WARS!






É engraçado como as pessoas se apaixonam por determinadas coisas. Desde pessoas até, olha só, um filme. Minha paixão por STAR WARS se parece muito com a minha paixão pelo meu time de futebol, o Corinthians. Sim, caro leitor nerd, hipster descolado da Augusta, cinéfilo “fã de filmes do Tibete” ou revoltado com o “mundo normal”, eu estou comparando uma das maiores sagas da história do cinema com o esporte do nosso país. No meu caso, ambos apareceram na minha vida por acaso. Eu não tive ninguém que venho e disse: Cara torça para esse time ou assista a esse filme que é muito legal. Não, ambos foram por livre e espontânea vontade. Eu me lembro da primeira vez que vi STAR WARS na sessão da Tarde. Era O Retorno de Jedi, o último filme da saga. Lembro-me de ficar intrigado ver um filme que o vilão era o pai do herói. Não, eu não fui surpreendido pelo final de Império Contra-Ataca quando vi Jedi, mas mesmo assim aquela ideia parecia absurda. Anos se passaram e eu pude ver a saga em sua ordem cronológica certa, e aí o meu amor pela saga realmente nasceu. 


Imagem "irônica"


Na época que vi Jedi, eu não gostava muito de histórias de fantasia ou de ficção científica, mas STAR WARS era uma ótima mistura de tudo isso e abriu os meus olhos para um monte de novas histórias e possibilidades. A luta de um grupo rebelde e descreditado contra um império maligno me cativou. Na época que eu comecei a torcer pelo Corinthians eu não gostava de futebol, mas o conceito de um time do “povo” e “desacreditado” também me cativou. O conto do Underdog, do desacreditado é clichê, mas sempre funciona. E com o tempo e mais “bagagem” adquirida sobre ambos os assuntos, eu fiquei mais exigente com os dois. Seja a cada campanha do Corinthians ou a cada jogo, filme, HQ sobre STAR WARS, eu estava lá com as minhas opiniões “apaixonadas” para ambos.



Tem um Documentário inteiro só para meter o pau no George Lucas



E se você para parar para pensar, STAR WARS e tudo que gira em torno dele realmente lembra o cotidiano de um time de futebol. Ambos tiveram mais de uma geração que acompanhou e se emocionou com um deles. Ambos se sentem “donos” do objeto símbolo de suas paixões e ambos defendem e criticam este objeto com toda a força do mundo. Se todo mundo é técnico de futebol no Brasil, no mundo nerd, todo fã de STAR WARS SE SENTE O GEORGE LUCAS para dar pitaco em qualquer coisa relacionada à franquia. Aliás, esse pensamento de idolatria do esporte se aplica em muitas outras obras da cultura pop. Quem não especulou sobre o destino de LOST e ficou puto com o final do seriado? Essa semana mesmo os fãs da WWE ficaram furiosos com uma péssima storyline em um PPV. Mas nem de revolta a gente pode falar. Quando uma grande série tem o seu Season Finale, geralmente o dia em que o episódio vai ser exibido tem aquele mesmo clima de “final de campeonato”. Estreias de grandes filmes também. Esse é o equivalente nerd  de emoção de um torcedor que está esperando a final da Copa do Mundo.



Sim, uma fila para ver os filmes clássicos em 1997


2015 finalmente chegou, e vivemos mais um momento de expectativa como esse.  Dia 18 de Dezembro, STAR WARS THE FORCE AWAKENS estreia nos cinemas, e o mundo nerd está super ansioso. A divulgação do primeiro teaser trailer foi um grande evento na Internet no fim de 2014. Milhares e intermináveis discussões com as pouquíssimas imagens reveladas no trailer. Teorias sobre os personagens, sobre a trama e se um Sabre de Luz triplo seria útil ou não em um combate explodiram em todos os lugares. Sim, você nerd e chato que não gosta de esportes, você se comportou igualzinho como um fã do esporte. Mas não fique bravo consigo mesmo... Isso é normal, não se sinta culpado PORQUE ESSA É GRAÇA! Ser apaixonado por algo que te toca na alma e no coração. Algo que cativa o garotinho de seis anos até o senhor de 60 e poucos anos de idade. Será lindo ver os pais levando os filhos e continuando a tradição desta grande franquia nos cinemas, então ENTRE NO HYPE! Sim, compre as HQ's, leia os livros, jogue os jogos, reveja os filmes. Sinta e principalmente, VIVA O MOMENTO! Eu já fico feliz por voltar a ser aquela criança que via a Sessão da Tarde por pelo menos duas horas em Dezembro. A saga está mais viva do que nunca!





Novos fãs irão surgir, novas pessoas serão influenciadas e logo darão nascimento para novas ideias e no caso do próprio J.J. Abrams, continuar de forma brilhante a própria saga de STAR WARS em diferentes mídias. Ao contrário dos mais pessimistas, eu vejo um futuro brilhante e esperançoso para está grande saga. Uma obra que vai vencer o tempo.



“Que a Força Esteja com Você... Sempre!”Obi-Wan Kenobi






Nenhum comentário:

Postar um comentário