2015 É O ANO STAR WARS! Com o novo filme da saga chegando nos cinemas em Dezembro, nós do Speak Mellon resolvemos dar início ao especial sobre a saga. Todo mês teremos pelo menos um post relacionado a saga. Seja ele nostálgico ou sobre algo atual. Seja ele sobre um filme específico ou sobre o Universo Expandido, nós iremos falar sobre STAR WARS do nosso jeito. E claro, teremos pelo menos um podcast antes do filme. E então para abrir este especial, slsvader compara um pouco a nossa paixão do futebol com STAR WARS!
É engraçado como as pessoas se apaixonam por determinadas coisas. Desde pessoas até, olha só, um filme. Minha paixão por STAR WARS se parece muito com a minha paixão pelo meu time de futebol, o Corinthians. Sim, caro leitor nerd, hipster descolado da Augusta, cinéfilo “fã de filmes do Tibete” ou revoltado com o “mundo normal”, eu estou comparando uma das maiores sagas da história do cinema com o esporte do nosso país. No meu caso, ambos apareceram na minha vida por acaso. Eu não tive ninguém que venho e disse: Cara torça para esse time ou assista a esse filme que é muito legal. Não, ambos foram por livre e espontânea vontade. Eu me lembro da primeira vez que vi STAR WARS na sessão da Tarde. Era O Retorno de Jedi, o último filme da saga. Lembro-me de ficar intrigado ver um filme que o vilão era o pai do herói. Não, eu não fui surpreendido pelo final de Império Contra-Ataca quando vi Jedi, mas mesmo assim aquela ideia parecia absurda. Anos se passaram e eu pude ver a saga em sua ordem cronológica certa, e aí o meu amor pela saga realmente nasceu.
Imagem "irônica" |
Na época que vi Jedi, eu não gostava muito de histórias de fantasia ou de ficção científica, mas STAR WARS era uma ótima mistura de tudo isso e abriu os meus olhos para um monte de novas histórias e possibilidades. A luta de um grupo rebelde e descreditado contra um império maligno me cativou. Na época que eu comecei a torcer pelo Corinthians eu não gostava de futebol, mas o conceito de um time do “povo” e “desacreditado” também me cativou. O conto do Underdog, do desacreditado é clichê, mas sempre funciona. E com o tempo e mais “bagagem” adquirida sobre ambos os assuntos, eu fiquei mais exigente com os dois. Seja a cada campanha do Corinthians ou a cada jogo, filme, HQ sobre STAR WARS, eu estava lá com as minhas opiniões “apaixonadas” para ambos.
Tem um Documentário inteiro só para meter o pau no George Lucas
E se você para parar para pensar, STAR WARS e tudo que gira em torno dele realmente lembra o cotidiano de um time de futebol. Ambos tiveram mais de uma geração que acompanhou e se emocionou com um deles. Ambos se sentem “donos” do objeto símbolo de suas paixões e ambos defendem e criticam este objeto com toda a força do mundo. Se todo mundo é técnico de futebol no Brasil, no mundo nerd, todo fã de STAR WARS SE SENTE O GEORGE LUCAS para dar pitaco em qualquer coisa relacionada à franquia. Aliás, esse pensamento de idolatria do esporte se aplica em muitas outras obras da cultura pop. Quem não especulou sobre o destino de LOST e ficou puto com o final do seriado? Essa semana mesmo os fãs da WWE ficaram furiosos com uma péssima storyline em um PPV. Mas nem de revolta a gente pode falar. Quando uma grande série tem o seu Season Finale, geralmente o dia em que o episódio vai ser exibido tem aquele mesmo clima de “final de campeonato”. Estreias de grandes filmes também. Esse é o equivalente nerd de emoção de um torcedor que está esperando a final da Copa do Mundo.
Sim, uma fila para ver os filmes clássicos em 1997 |
2015 finalmente chegou, e vivemos mais um momento de expectativa como esse. Dia 18 de Dezembro, STAR WARS THE FORCE AWAKENS estreia nos cinemas, e o mundo nerd está super ansioso. A divulgação do primeiro teaser trailer foi um grande evento na Internet no fim de 2014. Milhares e intermináveis discussões com as pouquíssimas imagens reveladas no trailer. Teorias sobre os personagens, sobre a trama e se um Sabre de Luz triplo seria útil ou não em um combate explodiram em todos os lugares. Sim, você nerd e chato que não gosta de esportes, você se comportou igualzinho como um fã do esporte. Mas não fique bravo consigo mesmo... Isso é normal, não se sinta culpado PORQUE ESSA É GRAÇA! Ser apaixonado por algo que te toca na alma e no coração. Algo que cativa o garotinho de seis anos até o senhor de 60 e poucos anos de idade. Será lindo ver os pais levando os filhos e continuando a tradição desta grande franquia nos cinemas, então ENTRE NO HYPE! Sim, compre as HQ's, leia os livros, jogue os jogos, reveja os filmes. Sinta e principalmente, VIVA O MOMENTO! Eu já fico feliz por voltar a ser aquela criança que via a Sessão da Tarde por pelo menos duas horas em Dezembro. A saga está mais viva do que nunca!
Novos fãs irão surgir, novas pessoas serão influenciadas e logo darão nascimento para novas ideias e no caso do próprio J.J. Abrams, continuar de forma brilhante a própria saga de STAR WARS em diferentes mídias. Ao contrário dos mais pessimistas, eu vejo um futuro brilhante e esperançoso para está grande saga. Uma obra que vai vencer o tempo.
“Que a Força Esteja com Você... Sempre!” – Obi-Wan Kenobi
Nenhum comentário:
Postar um comentário