sexta-feira, 31 de julho de 2015

ESPECIAL STAR WARS: O Universo Expandido




STAR WARS EVERYWHERE





Toda vez que a galera aqui do Speak Mellon diz que STAR WARS é a maior saga da história do cinema e da cultura pop, nós não estamos exagerando. Os filmes não só trouxeram avanços práticos, tecnológicos e uma nova era para o cinema, como também criaram um conceito muito interessante de expansão de conteúdo do que a gente já tinha visto no cinema: A Transmídia. Star Wars usou muito bem este conceito de contar novas e variadas histórias derivadas dos filmes em diferentes mídias e plataformas de entretenimento. O Universo Expandido (abreviadamente, UE. Em inglês, Expanded Universe), é onde encontramos conteúdo oficialmente licenciado pela LucasFilm, com estórias dentro do universo Star Wars que não aparecem dentro dos filmes oficiais. 

É um material que serve (ou servia =P ) para continuar e expandir a história contada nos filmes. Esse material está espalhado em diferentes mídias como Livros, Quadrinhos, Videogames, Televisão, brinquedos e qualquer nova mídia que venha surgir com o tempo. Hoje em dia, estas obras são parte do selo LEGENDS, já que a depois da aquisição da LucasFilm pela Disney este univeso foi rebootado para que os novos filmes e seus derivados aconteçam de uma forma mais fácil e livre do que já foi criado antes. Mas nem por isso você deve deixar de desfrutar este universo criado já que vários conceitos serão aproveitados nos novos filmes e nas novas obras do “novo” universo expandido. E tem muita coisa legal criada para este universo, e não é o Mickey que vai barrar a sua diversão, né? Faça a sua própria “Cronologia”.


É tudo nosso!


Tudo começou em 1978 com o lançamento do livro Splinter of the Mind’s Eye, escrito por Alan Dean Foster. A trama se passa logo após os acontecimentos de Uma Nova Esperança, exatamente dois anos após a batalha de Yavin 4. A trama é quase que uma “busca a Pedra Filosofal Jedi”, onde Luke e Leia se vem em uma corrida contra o império atrás de uma joia que supostamente te dá um controle maior do uso da Força. Eles precisam evitar que está joia caia nas mãos de Darth Vader e do Império Galáctico. Curiosamente está obra foi criada para ser realmente filmada como continuação, caso o primeiro filme não tivesse sucesso. Por isso toda a trama se passa em um planeta pantanoso. Seria bem mais fácil produzir um filme pequeno e sem tantos efeitos com esta abordagem mais simplória. E foi nessa obra que George Lucas definiu como seria este universo:



 “Depois que Star Wars foi lançado, ficou aparente que minha história—não importa quantos filmes levaria para ser contada—era apenas uma de milhares que podiam ser contadas sobre os personagens que habitam sua galáxia. Mas essas não eram histórias que eu estava destinado a contar. Ao invés disso, elas viriam da imaginação de outros escritores, inspirados pelo vislumbre de uma galáxia que Star Wars provia. Hoje, é um maravilhoso, e inesperado, legado de Star Wars que tantos escritores talentosos estão contribuindo novas histórias para a Saga."George Lucas, da introdução de Splinter of the Mind's Eye, 1996







Mas espera aí Sérgio, por onde eu começo? É por esse livro ou existem histórias que se passam em um período diferente de tempo? Eu devo seguir uma linha cronológica de lançamentos?

Jovem Padawan, o Universo Expandido é gigantesco e abrange várias épocas históricas da galáxia. Vou dar uma resumida nisso agora, mas não se prenda nessa parada de seguir tudo certinho. Eu te aconselho a escolher uma Era especifica que te interessa. E tem várias opções:




ANTES DA REPÚBLICA (37.000 até 25.000 Anos antes do primeiro filme clássico, EP IV, precisamente antes da batalha de YAVIN 4)

É a era antes da Republica Galáctica. A ordem Je’daii descobre a Força no planeta Tyton e começa a entender melhor este poder. Os livros O Caminho Jedi e O Livro dos Sith são uma boa indicação para quem conhecer o começo de tudo.







A VELHA REPUBLICA (25.000 Anos AY4 até 1.000 Anos AY4)

É o governo que uniu a galáxia de Star Wars com a ajuda do senado galáctico. É onde os Jedi tinha uma participação numerosa na galáxia, e onde vemos a primeira batalha contra os Sith. A série de quadrinhos da Dark Horse, Tales of The Jedi, o livro Darth Bane: Path of Destruction, o jogo clássico Knights of the Old Republic e Star Wars: Old Republic são ótimas escolhas. 






O SURGIMENTO DO IMPÉRIO (De 1.000 anos AY4 até a própria Batalha de Yavin)

Mesmo com a derrota dos Sith, a republica sofre por muitos anos com diversos problemas. O senado está cheio de corrupção e escândalos. A burocracia atrapalha a ordem governamental. É o período onde a nova trilogia (As Prequels) acontece e vemos a ascensão do Império Galáctico, a queda da Ordem Jedi durante as Guerras Clônicas e o surgimento da Rebelião. É um período gigantesco e que ainda é muito explorado. Temos os livros como Cloak of Deception, Labyrinth of Evil que exploram ainda mais as tramas politicas entre os filmes da nova trilogia. 

As animações sobre as Guerras Clônicas, com uma série feita em parceria com o Cartoon Network e  uma animação em CG que durou Sete temporadas. Continuando na televisão, em 2014 Star Wars Rebels estreou no canal Disney Channel com uma trama que se passa entre os Episódios III e IV, acompanhamos as aventuras de um pequeno grupo de rebeldes contra o Império Galáctico.

Nos quadrinhos temos a série da Dark Horse, Dark Times, que mostra Darth Vader indo atrás dos Jedi que sobreviveram ao expurgo da Ordem 66. Nos videogames, os grandes destaques são os dois jogos da série The Force Unleashed, com o aprendiz de Darth Vader, Darth Starkiller e a formação da Rebelião. E desde o começo de 2015, a Marvel Comics começou a publicar as novas histórias do novo Universo Expandido com uma série focada em Darth Vader neste período entre EP III e IV
















A REBELIÃO (Da Batalha de Yavin 4 até cinco anos depois) 

É o período onde a Guerra Civil explode na galáxia. Começa quando a rebelião tem a sua primeira vitória contra o Império, destruindo a Estrela da Morte na Batalha de Yavin 4. Ela termina no fim de Retorno de Jedi, no embate na floresta da Lua de Endor. A Rebelião começa a formar um novo governo. Primeiro como uma Aliança de Planetas Livres, e depois como A Nova Republica. É a era onde a Trilogia Clássica acontece.  O maior destaque desta era é com certeza o livro Shadows of the Empire, escrito por Steve Perry. Este livro se passa entre os episódios V e VI. Nele vemos Luke Skywalker e a Princesa Leia tentando resgatar Han Solo das mãos de  Bobba Fett. Enquanto isso, o Imperador Darth Sidious ordena que Darth Vader capture Luke Skywalker, mas outra figura sombria planeja tomar o lugar de Vader no Império. O Príncipe Xizor também planeja capturar Luke e levar Vader ao fracasso. Este ano também temos novas histórias sendo publicadas pela Marvel Comics durante o período dos filmes clássicos. Esta série também será publicada aqui no Brasil pela Panini







A NOVA REPUBLICA (5 Anos DBY25 Anos DBY

É a era onde vemos a transformação da Aliança Rebelde, que passa de uma força militar para um governo galáctico funcional. Um processo que ainda sofre com forças ainda leais ao antigo Império Galáctico e outras forças que reivindicam o poder na Galáxia. Também vemos Luke Skywalker começando a treinar novos aprendizes para reconstruir a Ordem Jedi. Esta é a era favorita dos fãs do UE. A Trilogia Thrawn do autor Timoth Zahn é um clássico obrigatório para qualquer fã de Star Wars. Mesmo ela não fazendo mais parte do cânone, pode ser considerada como uma continuação direta da trilogia clássica. Uma trama que mostra que mesmo com a vitória dos Rebeldes no EP VI, o Império não se rendeu tão facilmente.

A maior ameaça é o último Grande Almirante Thrawn, um humanoide de pele azul e o único não humano a receber o título de Imperador. Thrawn é um grande estrategista militar e não vende barato o controle da galáxia para os rebeldes. A trilogia é composta por Herdeiro do Império, Ascensão da Força Sombria e Última Ordem. São nestes livros que temos também a participação de Mara Jade, uma assassina com a missão de matar Luke Skywalker, mas que acaba se casando com o próprio. Esta trilogia está sendo republicada aqui no Brasil pela a editora Aleph, e o terceiro livro chega ainda este ano. 

Vale lembrar que a Aleph ainda está publicando outros livros do selo Legends, como Provação e Kenobi. Ela também vai publicar livros do novo Universo Expandido. A próxima trilogia de filmes não vai seguir nenhuma linha destas histórias já publicadas, mas com certeza vai usar conceitos parecidos deste Universo Expandido. Em The Force Awakens é certeza que veremos forças imperiais tentando retomar o poder na Galáxia enquanto os a Aliança Rebelde tentar criar um novo governo. 






A NOVA ORDEM JEDI (25 Anos DBY36 Anos DBY)

Era onde a Nova Ordem Jedi é numerosa na Galáxia. A nova Republica assinou um tratado com os últimos remanescentes do Império, e a Paz reina na galáxia por muitos anos. Isso até a chegada dos Yuuzhan Vong, uma ameaça que vem de fora do espaço conhecido. Essa trama se passa na série de livros The New Jedi Order. Na trilogia Dark Nest, temos a nova Ordem Jedi de Luke Skywalker enfrentando uma raça de insectóides Killiks, que planejam conquistar a Galáxia. Nós também acompanhamos as aventuras Jaina e Jacen Solo, filhos de Han e Leia. É nela que vemos os primeiros abusos de poder de Jacen, e o começo de sua queda para o Lado Negro da Força





LEGADO (40 Anos DBY138 anos DBY)

Período onde a nova Ordem Jedi está estabelecida, mas enfrenta o perigo da volta do Lado Negro. É uma era focada nos filhos dos heróis da trilogia clássica, Jacen Solo, filho de Leia e Han, e Ben Skywalker, filho de Luke e Mara Jade. Na série de livros Legacy of the Force,  Jacen se torna uma ameaça para os Jedi, já que caiu para o Lado Negro. Cabe a Ben e Luke restabelecerem a Ordem e trazer Jacen de volta para a Luz. Tudo indica que parte desta storyline será usada na Trilogia da Disney, onde vamos ter um dos filhos de Han e Leia caindo para o Lado Negro. Também temos uma série em quadrinhos chamada Legacy, que passa em um futuro ainda mais distante da trilogia clássica de filmes. 




MEU TOP 5 OBRAS DO UNIVERSO EXPANDIDO


1 - Trilogia Thrawn 

Sério, a melhor obra de todo o UE. Têm as melhores tramas, reviravoltas e um dos melhores vilões de todo o universo Star Wars. É com certeza a melhor introdução às aventuras literárias do universo. Timothy Zahn realmente acerta o tom dos personagens. Quando se trata dos personagens clássicos apresentados nos filmes, uma das coisas que eu não gosto do UE é quando algum autor, seja em algum livro ou Quadrinho, não consegue acertar nem sequer a "voz" deles. Geralmente algum personagem clássico diz algo que ele nunca iria dizer nos filmes ou faz algo impensado. Essa é a trilogia de livros que mais chega perto dos filmes clássicos. 





2 – Clone Wars do Cartoon Network

Nós falamos um pouco sobre esta série no primeiro MellonCast da Nova Trilogia, mas vale a lembrança aqui. Uma série de curtas de um minuto, que eram exibidos no Cartoon Network em 2003 até 2005. É onde vemos o desenrolar das Guerras Clônicas. A série foi produzida por Genndy Tartakovsky, responsável por outros sucessos do canal como O Laboratório de Dexter e As Meninas Super-Poderosas. Se você assistir todos os episódios juntos, dá mais ou menos o tempo de filme da saga. Aqui vemos um período turbulento da Galáxia, e vemos o começo da queda de Anakin Skywalker para o Lado Negro da Força.





3 – Star Wars: The Force Unleashed (Game para PS3, Xbox 360)

Sem duvidas é o meu jogo favorito do universo Star Wars. Você joga com o aprendiz de Darth Vader, Darth Starkiller, caçando os últimos Jedi que sobreviveram a Ordem 66. Mas ele acaba sendo traído por Vader e então resolve se vingar do Império. Eu pedi a conta de quantas vezes eu salvei este game. É a melhor experiência “Jedi” que você pode ter. Você controla os poderes dos dois lados da Força, o que te torna quase imbatível. É um Beat 'em up moderno ao melhor estilo God of War, com porrada e alguns Puzzle's para serem resolvidos no meio do jogo. O jogo também teve um livro e uma série de quadrinhos. É um dos poucos trabalhos do UE com o envolvimento direto de George Lucas... Que é realmente bom. Mas não jogue a continuação. É um Caça Níquel horrível, embora até seja divertido de jogar, seu roteiro é um absurdo. 





4 – Dark Times (Quadrinhos da Dark Horse)
Histórias que se passam logo após a ascensão do Império. É um período de medo e sobrevivência para os últimos Jedi da Galáxia. Darth Vader buscar erradicar cada um deles. Esta fase está sendo publicada aqui pela Panini. É um dos últimos run's da Dark Horse antes da Disney adquirir os direitos da franquia. 






5 – Caravana da Coragem

Esta última escolha é só para alegrar o Flávio e Matheus, hahaha. O filme mostra a luta de um irmão e uma irmã, presos na lua florestal de Endor, na procura de seus pais que foram sequestrados por um monstro conhecido como Gorax. O filme é ambientado em algum momento entre o quinto e o sexto episódio da série Star Wars, e tem o foco nos Ewoks. É um dos clássicos da Sessão da Tarde. Embora eu não goste muito, eu sempre assistia quando passava. O filme ganhou uma continuação com a garotinha do primeiro filme. Este filme também passava UM MILHÃO DE VEZES na Sessão da Tarde.





Resumindo aqui: Escolha uma Era e uma plataforma de mídia que te agrade melhor e desfrute de todo este universo. Canônico ou não, são obras que vão além dos filmes, e mostram outras visões, conceitos e personagens deste vasto universo. Lembrando que algumas séries de livros contém de 6 até 9 livros. Existem trabalhos fantásticos e ruins, mas em sua maioria é uma ótima visão deste universo. Um universo que só vai crescer daqui para frente com a "Gestão Disney". Novos livros, jogos, quadrinhos e séries de TV estão por vir. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário