terça-feira, 26 de julho de 2016

STRANGER THINGS – Mais 20 Referências Além das Referências!

Fizemos uma lista de referências aos anos 80 que Stranger Things fez de forma direta ou não, mas que não estão nas “listas oficiais”! =D


Você, já deve ter assistido Stranger Things, certo? Ou deve estar junto daqueles que não viram Game of Thrones e não aguentam mais todo mundo falando da série, certo? Enfim, já deve saber que a série tem várias referências aos anos 80 e, se já assistiu, deve ter visto ao menos uns 10 posts por aí sobre essas referências do seriado, certo? A mais bacana foi esse vídeo aqui que fizeram:

References to 70-80's movies in Stranger Things from Ulysse Thevenon on Vimeo.

Bacana né? Bom, muita gente por aí falando de ET, de Conta Comigo, entre outros que estão nesse vídeo... Quem sou eu, para ficar fazendo post copycat por aí, certo? Então resolvi aumentar ainda mais essa lista! Para você gostou da série, tá na onda da nostalgia, e quer saber de mais referências que podem ter passadas despercebidas na série ou que ela lembra, fiz uma listinha que talvez você vá gostar! Vamos lá!

1 - Stephen King

O escritor de histórias bizarras que sempre acontecem no esquecido estado do Maine (EUA) era tão popular quanto Sidney Sheldon nos anos 80, e muitos de seus livros viraram filme e foram referências já citadas em Stranger Things, como Conta Comigo, O Iluminado, Chamas da Vingança e Carrie, a Estranha. Além disso, a logo usada nas capas do escritor nos anos 80 e 90 tinha uma fonte bem parecida (se não igual) da logo do seriado:


2 - O Hobbit e O Senhor dos Anéis

Quando interrogados pelo Chefe Hopper, os meninos citam o local onde Will sumiu como Mirkwood, a Floresta Negra do livro O Hobbit, da série O Senhor dos Anéis. Mesmo que ainda não tivesse uma adaptação à altura nos anos 80 (apenas um desenho tosco), os livros de Tolkien já eram muito cultuados na década em que se passa a série.


3 - Uncanny X-Men #134

Will aposta com Dustin para ganhar a revista em quadrinhos X-Men número 134, de 1980. Publicada aqui no Brasil em formatinho nas Superaventuras Marvel, e republicada em todos os encadernados da Saga da Fênix, é o volume em que a telepata Jean Grey dos X-Men se transforma na poderosa e impiedosa Fênix Negra, depois de um confronto quase sanguinário com o Clube do Inferno! A relação com a Onze é inevitável.


4 - Caverna do Dragão

Na série, os garotos jogam RPG de Dungeons and Dragons, muito popular nos anos 80. Assim como o desenho que tentou aproveitar essa moda e que, para nós brasileiros, é um clássico! Aqui, garotos comuns tentam voltar de uma dimensão paralela em que enfrentam seres como os do jogo.


5 - Akira

Para quem assistiu, Onze é claramente uma referência à Tetsuo e às crianças com poderes telecinéticos desse anime cyberpunk mais que clássico! Além dos poderes, ainda tem o governo querendo encobrir tudo e controlar as crianças, e os números tatuados em cada uma, como em Stranger Things.


6 - Arquivo X

Mesmo que a série dos agentes Mulder e Scully seja dos anos 90, é inevitável não lembrar dela quando assistimos à Stranger Things, com todas aquelas conspirações do governo, CIA, FBI e etc., tentando encobrir suas experiências com o paranormal e o mundo invertido.


7 - Negócio Arriscado

Steve chama Nancy para ir ao cinema, assistir o quê? Negócio Arriscado! =D Ele até arrisca uma imitação da cena clássica de Tom Cruise!


8 - A Morte do Demônio e franquia Evil Dead

Quando o pai de Jonathan vem para o “enterro” de Will, ele pede para o adolescente tirar o pôster de A Morte do Demônio da parede, um clássico de terror dos anos 80, que tratava de invocação de demônios e de volta de mortos-vivos. Também lembrei do terceiro filme da série, Uma Noite Alucinante 3, em que o protagonista Ash vai parar na Idade Média para enfrentar bruxas e demônios!


9 - IT – Uma Obra Prima do Medo

A ideia de crianças combatendo um monstro vindo “do outro lado” em uma cidade pequena está também nesse filme clássico (que vai ganhar uma refilmagem), inspirado num livro de Stephen King, claro.


10 - Scanners – Sua Mente Pode Destruir

Criados em laboratório, humanos com poderes telepáticos e telecinéticos são usados por uma corporação para seus próprios fins, até que um deles resolve voltar-se contra a empresa. Um clássico B das vídeo-locadoras!


11 - O Portão

Outro filme B muito alugado nos anos 80, onde dois garotos “sem querer” abrem um portal para o inferno, de onde surgem criaturas monstruosas e eles tem que enfrenta-los e fechar o portal, com ajuda da irmã mais velha de um deles.


12 - Rambo

Quando Lucas de prepara para ir atrás do portal para o Mundo Invertido, a cena lembra Comando Para Matar, mas também lembra os filmes do Rambo, principalmente, com a faixa amarrada na cabeça.


13 - Namorada de Aluguel

O topete e estilo de Steve lembra muito o visual de Patrick Dempsey nesse filme. Na verdade, quase todas as cenas na escola e o visual dos adolescentes, me lembrou muito esse clássico da Sessão da Tarde.


14 - Do Além

Tem vários filmes com esse nome, mas claro que me refiro ao filme B de 1986, feito pela mesma equipe de Re-Animator. Cientista e seu assistente trabalham em uma máquina chamada Ressonator, que estimula a glândula pineal e torna visível uma dimensão paralela, revelando seres bizarros que vivem em nosso mundo, mas não os vemos! Os monstros dessa outra realidade acabam fugindo para a nossa, causando muito estrago.


15 - Curtindo a Vida Adoidado

Mike simula estar doente para não ir à escola e ajudar Onze. Muitos viram ET nessa cena, eu não tive como não lembrar de Ferris Bueller, ainda mais que a cena começa com a mãe entrando no quarto, com coisas penduradas nas paredes, em um determinado ângulo, tudo que me lembra a cena do começo do filme.


16 - A Garota de Rosa-shocking

A história da Nancy remete muito a esse filme, que tem o amigo esquisito na friendzone e o playboy pelo qual ela se apaixona, a trilha sonora e o final como em Stranger Things, quando à resolução do triângulo amoroso.


17 - Gatinhas e Gatões

Em nosso podcast (que postaremos em breve), foi levantada a questão do posicionamento de Nancy em relação à Steve e Jonathan. Mas, além do A Garota de Rosa-shocking, aqui também o crush playboy da protagonista não é um mané FDP, mas sim um cara bacana e o final lembra o de Stranger Things também. Além disso, o quarto rosa de Samantha lembra bastante o de Nancy.


18 - Star Wars

Os garotos citam os clássicos Episódios IV, V e VI de Star Wars (principalmente o V – O Império Contra-ataca). Star Wars é tão popular hoje (ou mais) quanto foi nos anos 80 e não dá para fazer uma história com nerds nessa década sem referenciar a franquia de alguma maneira... (E pensar que crianças americanas podiam pedir uma Millenium Falcon de Natal)! =P


19 - Christine, O Carro Assassino

A logo de Stranger Things lembra os livros de Stephen King, mas também esse filme, inspirado em um livro de King e que tem a logo bem parecida, apenas com o contorno, sem preenchimento! Sem falar da trilha de John Carpenter, homenageada magistralmente na série da Netflix.


20 - Assalto à 13ª DP

A trilha sonora de sintetizadores de John Carpenter fez história nos anos 70 e 80 e é muito cultuada hoje pelos nostálgicos. Assim como a de Christine, a desse filme aqui também lembra bastante a da série.


Bônus: Legacy of Kain: Soul Reaver

Uma referência que não é dos anos 80, mas sim do final dos anos 90. Esse jogo para PlayStation trazia um vampiro morto-vivo que, em determinados pontos, alternava a realidade, entre mundos dos vivos e mundo dos mortos, revelando outra dimensão no mesmo lugar, com seres bizarros e coisas escondidas, muito semelhante ao Mundo Invertido da série.


Depois dessa lista toda, aguarde! Logo mais postaremos um podcast com nossas impressões e considerações sobre uma das melhores séries da atualidade: Stranger Things!

;)



Um comentário: