segunda-feira, 14 de maio de 2018

Ciência VS Religião - Um Embate Eterno (?)




                                       


 Eu nasci e fui criado em uma família com costumes e crenças do cristianismo e nos dogmas e crenças da religião mórmon. Eu tenho a religião enraizada na minha essência, Nos meus dezessete anos me deparei pela primeira vez com essa questão sobre ciência e religião ao assistir o filme Anjos e Demônios (2009), baseado no romance de Dan Brown. Foi fascinante para mim ler e assistir aquela trama de ação e conspiração no Vaticano, com um plano de fundo histórico - minha matéria favorita na escola - e desde lá sempre me pego pensando na importância das duas na vida das pessoas como famílias e na sociedade em geral.

                                                       

A Importância da Ciência
                                           

    
Como religioso eu admito que existem muitas pessoas da comunidade religiosa que ignoram a ciência com o fraco argumento de que tudo é Deus tudo é Deus... e... blá blá. Permanecem sempre neste estado de ignorância. E o que é ignorância? falta de conhecimento.

Nesse ano comecei a assistir o seriado de TV científico Cosmos, inspirado no livro e na série de Carl Sagan. Eu fiquei impressionado, fascinado e assombrado pelo poder da ciência e a imensidão desse universo de estrelas e planetas do qual nós fazemos parte O jeito que Neil deGrasse Tyson explica a ciência é muito bom para até então pessoas leigas em ciência como eu.

O apóstolo Paulo no Novo Testamento ensina que o firme fundamento da Fé se baseia em coisas que não se veem, mas que são verdadeiras. Mas na Idade Média o astrônomo Galileu Galilei, através da ciência e suas descobertas estabeleceu um argumento oposto ao do "ver para crer". Começava então um debate e que perdura até hoje.
                                         


                                                         Cosmos - Uma Odisseia no tempo                                                 

Como foram as descobertas básicas de Galileu? Simples, ele pegou o telescópio, que era um instrumento de guerra e apontou para o céu Ele deixou de ter uma visão a olho nu dos astros e descobriu que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário. Anos depois, Johannes Kepler descobre o movimento das Elipses. E o que é isso? Os planetas que orbitam mas perto do Sol se movimentam com mais velocidade.

 
                                                                Charles Darwin

         
Anos depois surgiria ainda Charles Darwin com a teoria da evolução das espécies e seleção Natural, onde ele ensinava sobre a evolução dos animais na Natureza. Citarei alguns exemplos evolutivos abaixo:

Começando com os macacos da Família dos Primatas:

Geraram : Gorilas, Chipanzés, Orangotangos, Babuínos e Saguis.

Cetáceos: Orcas, Cachalotes, Golfinhos e Belugas.

Equinos: Cavalos, Zebras e Jumentos.

Anfíbios : Rãs, Ornitorrincos, Cobras,

e etc.

Mas será que o ser Humano evoluiu a partir dos primatas como Charles Darwin defende? Expressarei minha opinião e crenças mas pra frente nesse artigo.
                 
                                             

Todo progresso tecnológico que a Humanidade alcançou se deve a ciência, seja ele na área da medicina, aeronáutica, astronômica ou biológica, temos um dívida impagável com a ciência.
Neil deGrasse Tyson disse;
"Uma coisa boa sobre a ciência é que ela é verdade, quer você acredite nela ou não" 

Woouoooww



                                                       

A Importância da Religião

                                         


A Religião é e foi um dos maiores unificadores de pessoas ao longo da história, junto com os sistemas monetários, Imperialismo, oligarquias, monarquias, feudos e etc. O verbo religião significa religar, ou seja, religar o Homem a Deus através da Fé e do dom do arrependimento. Mas quais são os alicerces da Religião ?



A quem obedecer? Deus, o Pai, seu filho Jesus Cristo e o Espirito Santo.


O que obedecer? Mandamentos, ordenanças, leis, princípios e atributos de Deus.

Como obedecer? através dos princípios de obediência, fé e humildade.



A Palavra "Humildade" vem do Latim "Humus", que significa solo, terra ou chão, fazendo referência ao fato que fomos formados a partir do barro ou pó como aprendemos em Gênesis, e também que o orgulhoso pode até se achar melhor que o humilde, mas é tolo de não saber que pisa sobre o mesmo chão que o humilde. Voltando a seleção natural de Darwin, lembra? Evoluímos a partir dos primatas? Não, porque todos os Filhos de Deus foram criados a imagem e semelhança dele. Semelhança física de um corpo de carne e ossos  como o que Deus possui. Semelhança emocional das emoções humanas como o amor, compaixão, empatia, justiça, raiva e ira.

Por isso desde os primórdios o ser humano foi soberano e dominante sobre as demais criaturas da natureza, por ser mais inteligente e complexo, todos nós vivemos em um plano de salvação; eu e você que está lendo isso do outro lado da tela e os oito bilhões de pessoas neste planeta que Deus criou e para seus filhos.

Recomendo muito para quem se interessa por história e religião a série "A História de Deus", apresentada por Morgan Freeman (More gun free man hehe), onde podemos ver Deus nas perspectiva e crença de várias religiões abordando questões como:

- O que é Deus ?

- O que é criação ?

- O que é Livre Arbítrio ?

- Por que a Maldade Existe ?
                                             
                                                         


Com a série Cosmos de Carl Sagan aprendi a amar e abraçar a ciência. Com a série A história de Deus só fortaleceu meu amor a ele e meus semelhantes. Infelizmente existem muitos ateus, céticos, agnósticos e teólogos (como o próprio Carl Sagan, Richard Dawkins e Bill Nye) que usam a ciência para se desacreditar Deus e a fé que as pessoas tem nele dizendo que ele está longe e não nos ama, mas na verdade ele está sempre perto de nós. A quem diga que música é uma forma de religiosidade e eu não consigo discordar.




Conclusão


Me permitam compartilhar uma escritura de uma das obras canônicas da minha religião:

       "Não existe algo como matéria imaterial. Todo espírito é matéria, mas é mais refinado ou puro e só pode ser discernido por olhos mais puros; não podemos vê-lo, mas quando o nosso corpo for purificado, veremos que ele é todo matéria". - Doutrina e Convênios 131:7.




Minha conclusão se baseia na ideia de que ciência e religião não precisam brigar. Elas são a mesma coisa. Vejo as duas como um grande quebra cabeças; a ciência com peças importantes e a religião também com peças importantes. Quando Deus a seu tempo permitir que essas peças se juntem, todos os  mistérios do desconhecido serão revelados e veremos que ciência e religião são a mesma coisa.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário