domingo, 3 de junho de 2018

Review - O Homem das Cavernas e Operação Valquíria



     
88




O Homem das Cavernas




Neste ano de 2018 eu testemunhei nas telas do cinema o poder da computação gráfica por duas vezes (Jogador Número 1 e Vingadores: Guerra Infinita), e nas duas eu fiquei impressionado. Por ter nascido nos anos 90 quando essa tecnologia chegou  nas telonas com o épico Jurassic Park (1993) eu cresci assistindo filmes com esse recurso já estabelecido em Hollywood, e mesmo assim é interessante acompanhar o quanto ela só progride e evoluí ano após ano.
           
Mas ao ver essa animação eu fiquei igualmente impressionado e encantado de ver como a técnica de Stop-Motion (quadro a quadro) consegue divertir e cativar da mesma forma. Na história o protagonista Dug, um rapazinho das cavernas vive de boa na floresta em uma sociedade caçadora e coletora até que um dia suas terras são conquistadas por um império vizinho mais evoluído em armamentos e tecnologia. A única possibilidade dele retomar o que perdeu está em uma aposta que  ele faz com o vilão do filme onde tudo será decidido em uma partida de Futebol.
          
A princípio eu fiquei animado por ver um filme de Stop-Motion com um dos meus esportes favoritos, mas também desconfiado, já que filmar um filme de esporte não é fácil. É difícil em achar bons ângulos e quadros num esporte tão rápido e ágil como o Futebol, mas a produção e direção do filme se saiu muito bem na tarefa. As cenas entre os aldeões primitivos são bem engraçadas, assim como a dublagem do longa que é capaz de divertir adultos e crianças.

Direção: Nick Parker - 2018
Título Original: Early Man
Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams
Dublagem : Marco Luque ( Dug)
Vozes originais: Eddie Redmayne (Dug) Maise Williams(goona) Tom Hiddleston( Lord Nooth)           
Nota: 8




                       
                                                        Operação  Valquíria

     

Desde a minha infância eu sempre tive um grande fascínio por filmes que se passam na II Guerra Mundial, especialmente a película "A vida é Bela" (1997). Eu assisti esse filme com uns dez anos de idade, a mesma idade do menininho Giosué, filho do protagonista Guido (Roberto Benigni). Não teve como não sentir o drama e se emocionar com aquela história comovente. Hoje, já adulto, ao assistir Operação Valquíria a abordagem é completamente diferente. Esse filme nos conta uma história baseada em fatos reais de uma conspiração arquitetada pelo próprios oficiais do Terceiro Reich para derrubar Adolf Hitler e a Império Nazista em uma ascensão sombria.
     

Os Créditos iniciais do filme são formados por símbolos e cores Nazistas e ao fundo você ouve os seguidores bradando os juramentos Hitleristas. Na sequencia da cena vemos Claus Von Stauffenberg (Tom Cruise) a noite em uma cabana nos frontes de batalha na África do Sul escrevendo uma carta expondo todo o seu descontentamento e desilusão por fazer parte daquilo e, ao mesmo tempo, jurando pra si mesmo fazer algo para deter aquele conflito. Claus consegue alguns aliados para colocar em vigor o Programa "Valkyrie", que tem como propósito conter revoltas civis.
     

O diretor Bryan Singer mostra mais uma vez que sabe dirigir filmes de suspense. O trabalho de cenografia é muito bacana, ao mesmo tempo o filme exige muita atenção dos espectadores por se tratar de uma trama de muitos diálogos e um plano conspiratório muito complexo. Esse é um grande filme sobre linguagem e comunicação, que só reforça minha convicção de que o corpo fala mais do que a língua. O elenco de apoio, especialmente os oficiais Friedrich Olbricht (Bill Nighy), Henning Treschow (Kenneth "BRAGA" Branagh) atuam com o corpo brilhantemente, com expressões faciais de angústia, tensão, medo e dissimulação.


Eu  consegui captar isso muito bem no filme e foi o que mais me agradou nele. Se quiser se aprofundar mais no assunto assista o filme "A Chegada" (2016). Eu vi "Operação Valquíria" quando era adolescente e não tinha entendido nada, mas agora assisti com outros olhos e se tornou um dos meus favoritos, mesmo sabendo que a Segunda Guerra Mundial foram dias de tragédias e mortes, ouve uma história como esta que o cinema retratou muitos anos depois, e onde se vê que não é o poder que corrompe o homem, é o homem que corrompe o poder.


         
Direção: Bryan Singer - 2008
Título Original: Valkyrie
Trilha Sonora: John Ottman
Elenco: Tom Cruise,Kenneth Brannagh,Bill Nighy, Tom Wilkinson,Terence Stamp,Carice Von Hauten

Nota : Academicooooos do terceiro reich nootaaaaa Deeeez



       
















Nenhum comentário:

Postar um comentário