sábado, 16 de fevereiro de 2013

My Two Cents About - "A Hora Mais Escura"







Zulu, Delta, Tango



E nesse fim de semana finalmente estreia no brasil, A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty) da diretora Katherine Bigelow (Caçadores de Emoção, Guerra ao Terror) que está indicado para o Oscar 2013 nas categorias de melhor Filme, melhor roteiro original, melhor edição, melhor edição de som e melhor Atriz. O filme conta sobre o ponto de vista dos oficiais da CIA os 10 anos desde do 11/09 até a sua morte em 2001, no Paquistão. 




Assim como em seu último filme Guerra ao Terror, Katherine mais uma vez mostra um personagem obstinado pelo seu dever. Maya é uma agente designada pela CIA para investigar o paradeiro de Osama Bin Laden. Ela parece muito com o soldado que desativava bombas de seu último filme. Uma pessoa que trocou a sua vida pessoal pelo seu dever, e durante todo filme nós vemos como isso afeta ela. É uma pessoa que não tem amigos, namorado e que não fala com a família. Vemos vários momentos de frieza e de uma certa tristeza sua por não conseguir chegar ao resultados esperados. 


Um dos pontos polêmicos do filme são as cenas de tortura. Muita gente achou que elas eram exageradas, e muitas pessoas não gostaram. Mas como elas acham que essas informações eram conseguidas? Com bate-papo e cházinho das cinco? A sequência final do filme é genial, com meia-hora mostrando toda a operação para invadir a casa em que Osama estava escondido. Várias cenas usando câmeras de visão noturna ao melhor estilo Call of Duty e com a ausência de trilha musical. Parece muito com as cenas de tiroteio dos filmes do Michael Mann.



A Hora Mais Escura é um grande filme. Muito bem dirigido pela Katherine Bigelow, com grande atuação da Jessica Chastain e merece as indicações para o Oscar, mas....





NÃO DÁ PARA ACREDITAR NISSO! 





Ou você acredita em tudo que aconteceu desde do 11/09 e realmente embarca na trama do filme, ou você pode ir atrás do que realmente está por trás de tudo isso. É realmente muito legal ver como todo esse processo investigação e da busca por Osama Bin Laden "supostamente" ocorreu. Mas quando você sabe que dois dias antes dos ataques de 2001, o próprio Osama Bin Laden foi tratado em um hospital da Arábia Saudita. E que nesse hospital ele recebeu uma visita de agentes da CIA, fica fácil não levar á sério esse filme.

Provavelmente você vai achar que eu sou um idiota por acreditar em teorias de conspiração, mas eu gosto de afirmar que acredito em "teorias realistas". Eu acredito que a maioria das pessoas tendem a só enxergarem o que está perto delas, e nunca em uma visão mais ampla. É sempre mais fácil aceitar tudo que é dito e mastigado, principalmente os acontecimentos daquele dia de Setembro de 2001. A informação sobre a internação dois dias antes de Osama em um hospital árabe é uma das milhares evidências sobre um possível trabalho interno do próprio governo americano no ataques de 11/09.


Exercícios da força aérea americana que forçaram o deslocamento de caças para longe da área dos ataques horas antes do ocorrido, contrato de seguro bilionário feito pelo dono do complexo do World Trade Center meses antes do ataque, que cobria ataques terroristas passando até por detonação controlada das torres e de um prédio do complexo. Isso sem contar a falta de imagens do avião que bateu contra o pentágono. Mas uma das maiores evidências é a suposta morte de Osama Bin Laden em 2011. É só lembrar como o próprio Obama estava com a popularidade baixa naquele momento devido a crise econômica, e como a suposta captura ajudou na sua popularidade. Fora as fatos estranhos que ocorreram logo após a operação, como o descarte do corpo de Osama no mar. Ele não era o cara mais procurado do mundo? Ele podia estar morto mas isso não faz sentido. Descartar o seu corpo tão rapidamente. O governo americano diz que tem imagens do corpo, mas preferiu liberar para o público. Outro fato estranho é que mais da metade do grupo de soldados que supostamente participou da operações, morreu em uma série de acidentes de helicópteros no Afeganistão. 



Isso não é estranho? 



O que eu quero dizer que é sempre importante procurar por mais de um ponto de vista. Você realmente acredita que caras treinados em Flight Simulator 2000 e algumas horinhas de aula em aviões Cessnar conseguiriam fazer tudo aquilo? Que um cara como Osama Bin Laden mudaria todo o panorama mundial? Eu gosto muito de cinema, TV, videogames, cultura pop em geral, mas eu acho importante você saber o que realmente essas obras estão querendo te dizer e não tomar tudo como verdade e saber identificar esse tipo de informação. Fora o poder que a mídia tem de influência na população. É só lembrar que logo após os ataques em 2001, a imprensa americana praticamente instalou um clima de medo na população por anos. Todas as obras de ficção sempre contam com alguma coisa por atrás. Algum tipo de agenda, e cabe a você identificar isso. 

A Hora Mais Escura é claramente um produto com uma agenda, embora não seja tão escancarado (se fosse o Michael Bay teríamos frases de efeito, câmera lentas e muitas bandeiras americanas) mas ainda sim, no seu final exalta um determinado interesse. No final, Osama ainda é o grande vilão que foi derrotado e mais um vez os Estados Unidos triunfou na guerra contra o terror. Dificilmente teremos um filme que realmente levante questões importantes sobre aquele dia. 



Nunca acredite em 100% de tudo que vê ou lê. Se informe. Não aceite apenas uma fonte. Questione.



Nenhum comentário:

Postar um comentário