sexta-feira, 29 de março de 2013

E SE... Tivéssemos um festival de Rock realmente bom no Brasil?




Here comes the "Mimimi"




Esse é a nova sessão do blog chamada "E SE?" que sempre vai questionar ou apresentar novas versões e visões dos mais variados assuntos. É só pela diversão, então não leve tudo "na seriedade"  =P




Nesse ano de 2013 teremos dois grandes festivais de Rock no país. A quinta edição do Rock in Rio e a segunda edição do Lollapalooza em São Paulo. Tudo muito bonito, tudo muito brilhoso mas o line-up de bandas é realmente bom? Até temos bandas muito boas e importantes como o Metallica, Iron Maiden, Pearl Jam, The Offspring, Robie ZombieAlice Chains entre outras. Mas também temos muitas bandas ruins que estão no Mainstream e que eu considero que fazem parte do grupo de bandas "Radio Friendly". São as bandas de Rock que tem um som mais "ameno" e de fácil aceitação em rádios...hum...Rock (Tocando bandas novas MY ASS ¬¬ ). Infelizmente é assim que o business anda, e já tem um bom tempo. E eu sei que isso não vai mudar, blá blá blá, que muitas das bandas que eu vou citar estão vindo para o Brasil em shows solos, blá blá blá...mas é bom lembrar de uma coisa:












Eu sei que as rádios devem tocar essas bandas e sei que também não precisam tocar um som como esse toda hora, mas bem que poderíamos ter algo um pouco mais pesado né? O suficiente para criar um certo público, assim poderíamos ter alguma chance de ter festivais com essas bandas e não só apenas alguns shows. Então para você que pensa um como eu e também escuta bandas diferentes, esse texto será imaginando como seria se o brasil realmente tivesse festivais dedicados para esse tipo de público. Antes começarmos, vamos fazer uma pequena comparação de Line-ups dos festivais gringos com os nossos dois principais festivais desse ano.


Rock in Rio







Hummm, tirando o MUSE e o A7x temos grandes atrações. Claro, isso se você desconsiderar os outros dias com o mais puro lixo POP mundial e nacional. Agora vamos ver o Hipsterpaloz....hurgh...quer dizer Lollapalozaa 2013.


Lollapalozaa 2013




Tirando o Pearl Jam, QOTSA e o A Perfect Circle, o resto é só bandinhas Hipsters. O que é ótimo, já que o festival quer esse público. Good for them. Mas agora vamos ver os festivais gringos, onde vamos tirar a inspiração para o nosso Line-up "fantasia".



Welcome to Rockville




Donwload Festival





Se não fosse a merda do 30 Seconds to Mars esse Line-up seria perfeito.






Ou algo mais simples como o Impericon Festival




Viram a diferença? Tem bem mais opções. Claro, tem bandas ruins mas temos muitas outras bandas boas. É tudo ao contrário do Brasil, em que temos quatro ou cinco bandas boas, e o resto só bandas ruins. Lá são 4 ou cinco bandas ruins e o resto só bandas boas. O que é mais legal nesse festivais gringos são as atrações que não estão no palco principal. Tem muita banda boa nos palcos secundários. Agora vamos estipular 8 bandas por dia. Quatro no principal e quatro no secundário. Secundário começando com shows à tarde, e o principal com os shows a noite.

Então vamos começar o line-up do nosso festival, o MELLON FEST. O festival teria três dias com atrações variadas mas com gêneros mais ou menos parecidos em cada dia. Exemplo: Hardcore Metalcore em um dia, New Metal e Alternativo no segundo e Hard Rock e Metal no terceiro. O primeiro dia seria dedicado a cena Hardcore/Metalcore que está crescendo muito no mundo inteiro

Dia 1 - Palco Secundário

Project 46



Para começar o festival, vamos com uma banda brasileira. Project 46 é uma banda de Hardcore formada em São Paulo em 2008. A banda já tem dois EP's If You Want Your Survival Sing Wake Up Tomorrow, Live @ Inferno Club e um álbum completo chamado Doa a Quem Doer. A banda já tem experiencial em tocar em um grande festival, já que participou do Maquinaria 2011 no Chile. Uma das grandes bandas do underground brasileiro.









Banda formada em 2003 em Orange County, Califórnia. A banda já tem três álbuns, com destaque para o The Hope Division de 2010 e Diamond de 2012. A banda participou do festival Impericon de 2012 e já abriu para outras bandas como All Shall Parish, Caliban e The Acacia Strain.




Já falei um pouco sobre essa banda francesa no primeiro post desse blog no ano passado. Banda de Hardcore com influências diversas. A banda está ganhado espaço na Europa e Ásia, e seria ótimo se eles viessem para o nosso País. Seu último EP, Demonstrating My Saiya Style é sensacional.










Outra banda da Califórnia formada em 2004 e que já tem três álbuns. Fury and the Fallen Ones, Returners e o sucesso recente, Get What You Give. É uma banda viciante, com letras sensacionais. E eles já tem muita experiência em festivais, tocando com várias outras bandas como Parkway Drive. É uma banda em ascensão no cenário mundial. Eles quase vieram para o Brasil ano passado, em uma turnê que contaria com August Burns Red e Carnifex. Parece que ainda vai rolar um show com eles no nosso país ainda esse ano.






Palco Principal


John Wayne




Outra banda paulista, agora para abrir os shows no palco principal. John Wayne é uma banda de Hardcore/Deathcore de São Paulo. Assim como o Project 46, já um grande nome do underground brasileiro.










Banda de Deathcore de Nova York formada em 2003 e que recentemente fez um show aqui no Brasil seria a primeira banda para iniciar o main event do primeiro dia. Liderados pelo vocal, Frankie Palmeri, a banda foi um dos destaques do Impericon 2012.






Uma das grandes bandas de hoje em dia, e um do melhores shows ao vivo, a banda australiana de Metalcore, Parkway Drive seria um dos Headliners desse festival. Seu último álbum, Atlas, foi um dos melhores do ano passado. E os caras sabem fazer um puta show, seja em um lugar pequeno, ou em um grande festival como o Sonisphere. A banda também fez um show aqui no Brasil em 2011.








Hatebreed




E para terminar esse primeiro dia, nada melhor que o Hatebreed quebrando tudo. A banda de Hardcore de Connecticut, mas com muita influência do Hardcore de Nova York já pode ser considerada uma veterana, pois já está na estrada desde 1993. As suas apresentações ao vivo são matadoras. Os shows nos festivais como o Wacken e Download e o DVD Live Dominance só provam que é uma das melhores bandas ao vivo.








Dia 2 - Palco Secundário

Ponto Nulo no Céu







Eu sei...eu sei. A banda já acabou, mas como isso é apenas um "What If" então não custa nada colocar eles aqui nessa lista. Porra, bem que poderia ser o show da volta da banda catarinense, formada em 2007 e finalizada em 2012. Uma das grandes bandas brasileiras desses últimos anos poderia pelo menos fazer um show único nesse festival.






Flymore



Tem gente que não gosta muito da banda russa, Flymore por causa de seu som que é praticamente idêntico ao Korn, mas ela se encaixaria perfeitamente nesse segundo dia de festival, dedicado ao New Metal.








Banda inglesa de groove metal, que começou como um projeto paralelo do Josh Browne (ex-Fellsilent) e do Josh Travis (The Tony Danz Extravaganza) em 2010 seria uma boa atração. Só não sei que com qual vocalista porque a banda sempre tá perdendo eles. Matt Rose acabou saindo da banda nessa semana. Ainda sim é uma puta banda.







Outra banda que sempre sofreu com problemas em manter um vocalista é o Drowning Pool, que está voltando agora com Jasen Moreno nos vocais, substituindo Ryan MacCombs que saiu em 2011. Lembrando que o Ryan entrou na banda substituindo Jason Jones, que também tinha entrado na banda substituindo o vocalista original, Dave Williams que morreu em 2002 por causa de problemas cardíacos. Apesar dessa troca constante de vocalistas, o Drowning Pool é uma das grandes bandas do New Metal, e que é responsável por um dos hinos do gênero, Bodies. Espero que a banda se continue bem com esse novo vocalista.





Palco Principal

P.O.D.



Para começar bem as atrações do palco principal, uma banda que está na estrada desde 1994, é um dos expoentes do gênero. O P.O.D. lançou um grande álbum em 2012, Murdered Love e continua fazendo grandes shows.





Main Event da noite. O "Mini Family Values" 

Deftones



Para encerrar o dia teríamos um "Mini Famliy Values" no festival, com a "realeza" do New Metal reunida para três shows matadores. O primeiro seria o Deftones, que hoje em dia é uma das melhores bandas da música em geral e que no ano passado lançou o melhor álbum de todos, Koi No Yokan. Já tá na hora da banda retornar para o Brasil.



Korn




O Korn continua na estrada e sempre inovando, como fez nos seu últimos trabalhos encorporando música eletrônica. Com um possível retorno de Head para alguns shows em 2013 e um novo álbum prometendo uma volta as origens, o Korn com certeza seria um grande Headliner do festival.







Limp Bizkit



Se é para ter uma banda para levantar a galera, essa banda vai ser o LIMP BIZKIT. É impressionante como essa banda consegue arrastar multidões em seus shows. Pode falar o que quiser da banda, mas é inegável que é uma das melhores bandas ao vivo. Seus shows são sempre memoráveis. Quem foi nos shows do Rio de Janeiro e São Paulo em 2011 sabe o que eu estou falando. Em 2013 a banda vai lançar um novo álbum, e já tem todos os ingressos para os shows da turnê americana esgotados.




E claro, já que teríamos Korn e Limp Bizkit no mesmo dia...poderíamos ter uma apresentação de All in The Family. E demorou chamar o Deftones nisso também =P







Dia 3 - Palco Secundário







A banda americana de groove metal do ex-vocalista do Motograter, Ivan Moody, seria ideal para começar o terceiro e último dia de festival. A banda arrasta multidões nos EUA e Europa, mas ainda não é muito conhecida no Brasil.






Claro que a banda do Zakk Wylde teria que participar desse festival. O show do BLS no Palestra Itália alguns anos atrás foi sensacional. Atração perfeita para o dia dedicado ao Metal e Hard Rock











O supergrupo formado por integrantes do Pantera, Nothingface e Mudvayne não poderia faltar. Ver o Vinnie Paul destruindo na bateria como nos velhos tempos de Pantera e Chad Gray com o seu vocal poderoso seria fantástico. 








Uma das bandas mais fodas e Underrated do rock, o Godsmack finalmente faria um show em terras brasileiras. Apesar de ser colocada muitas vezes no gênero do New Metal, o Godsmack tem uma pegada mais puxada para o Metal/Hard Rock e as vezes até um pouco de Grunge (Tem uma grande influência de Alice in Chains). Os caras estão aí desde 1995, porém com mais sucesso nos EUA do que em outros países. O grande trunfo da banda está com o baterista Shannon Larkin (ex-Ugly Kid Joe) e o vocalista Sully Erna. A banda também é conhecida por ter um grande show ao vivo, com direito até batalha de baterias. Os fãs brasileiros que tanto pedem esse show, ficariam agradecidos.



                                     



Palco Principal






E é claro que em um festival como esse não poderia faltar o Sepultura. Esse ano a banda vai tocar no palco principal do Rock in Rio. O show dos caras nunca decepciona.








Pera aí...um festival com um dia dedicado sem o Slayer não é um festival. Só não sei se seria perfeito, já que o Dave Lombardo foi demitido na última semana. Mas foda-se, é o Slayer!





Mais de trinta anos e os caras continuam chutando bundas. E eles fazem questão de deixar isso claro, lançando pelo menos uns 2 dvds por ano. Você já pode ter visto um milhão de shows deles, mas nunca se cansa. É claro que o Metallica tem que ser um dos Headliners desse festival. Só não mais foda do que a próxima e última atração.





E a atração principal do festival...



BLACK SABBATH



Sim, sim. Os caras estão de volta com quase toda a formação original. A banda vai fazer um show aqui no Brasil em outubro, mas seria ótimo se eles viessem também para um festival. Ozzy e sua banda fodendo com tudo seria o final perfeito para esse festival.


E já que o Metallica tá por ali...não custa nada aparecer para fazer mais um encontro nesse festival né?




É claro que isso é apenas um "E Se?". O bom que boa dessas banda já vieram ou ainda irão viram para o nosso país. Infelizmente acho muito difícil acontecer um festival desse porte em nosso país. Então aproveite os shows dessas bandas quando elas vierem para o nosso país. Festival mesmo...bem, só se um dia tivermos muita sorte.

E ai. Qual seria o seu Line-up ideal?




Nenhum comentário:

Postar um comentário