sexta-feira, 7 de junho de 2013

My Top of the Tops - 1991



Sim!
Eu vou fazer uma seleção música de 1991!
Por quê?
Primeiro, porque deu vontade...
Segundo, porque assim como você que lê esse blog, eu me pergunto como raios a molecada de hoje houve tanta porcaria? Então fui buscar lá no ano em que eu tinha 14 anos uma seleção do que eu ouvia na época (e que era daquele ano, porque eu ouvia bastante coisa mais antiga também...). Opa! 14 anos? 1991? Não, não precisa fazer a conta... Eu sou o tiozinho desse blog mesmo! =P
Bão... Vamos lá...



Em 1991 eu tinha acabado de voltar do interior de São Paulo, onde morei por quase quatro anos, e foi o ano em que eu entrei para o colégio (2o. Grau, Ensino Médio, whatever) e para o SENAI (sim, já fui CP...). Não sobrava muito tempo para curtir a vida e eu era daqueles adolescentes bem bundões, não saía muito de Santo André (ABC Paulista), então eu ainda não frequentava a Galeria do Rock... Assim, minha maior fonte de música além do rádio e fitas K7 de amigos era a recém-descoberta MTV (não pegava no interior, então só em 1991 eu tive contato com Cuca, Gastão, Thunderbird e Cia...)! E eu passei muitos sábados vendo esses clipes que você vai ver aí embaixo...


Van Halen - Poundcake
- Esse clipe ainda tinha o estilo dos clipes de hard rock e heavy metal dos anos 80, que eu já gostava bastante... E ainda era cheio de mulheres gostosas pra época (eu tinha 14 anos, hormônios a mil! hehe).


Guns'n'Roses - Garden of Eden
- Como todo adolescente da época que gostava de rock, eu era muito fã de Guns! Já tinha visto o clipe "chato" de November Rain milhões de vezes, tinha um show no Ritz gravado em VHS e era doido pra andar no visual Slash-Axl-Duff. Essa era minha música preferida do Use Your Illusion I e esse é um dos meus clipes favoritos também.



Guns'n'Roses - You Could Be Mine
- Tá, eu poderia dizer que esse clipe só está aqui para agradar o dono do blog, fanzão declarado da franquia Terminator... Mas a verdade é que eu vi muito, mas muito mesmo, esse clipe! Foi o primeiro CD que eu tive e eu adorava o filme também, então já viu...


Ozzy Osbourne - No More Tears
- Já era fã de Black Sabbath e do Mr. Osbourne e esse clipe passava de hora em hora na MTV e eu nunca cansava de assistir... Foda! Não tem outra palavra... É ou auge da carreira do Ozzy, na minha humilde opinião.


Infectious Grooves - Therapy?
- Por falar em Ozzy... A participação dele nesse clipe do Infectious Grooves me fez comprar o LP, que tenho até hoje! Se você acha o Trujillo foda no Metallica, ele já era "o cara" nessa época... Música para poucos...


Primus - Tommy the Cat
- Por falar em música para poucos, eu pirei quando vi esse clipe pela primeira vez! A coisa mais retardada e linda que já vi e ouvi até então! Tinha esse disco em K7, copiado de um amigo e até tentava copiar o estilo de desenho do John K. (assim como toda geração atual do Cartoon Network).



Red Hot Chili Peppers - Suck My Kiss
- Depois de bilhões de "giveitway, giveitway, giveitway now!" e da melação de Under the Bridge, foi com essa música e esse clipe que eu realmente comecei a gostar de Red Hot. Gostava de toda a montagem e luz "anos 90" dele!



Public Enemy & Anthrax - Bring The Noise
- Simples: eu já gostava de Faith no More, mas se não fosse esse clipe, eu nunca teria a mente aberta para ouvir coisas que viriam depois, como Korn e Rage Against the Machine. Já era fã de Anthrax e thrash metal e graças a esse clipe também nunca tive "preconceito" como RAP, como muitos amigos "metaleiros" tinham na época. (detalhe: adoro esse clima "adolescente fazendo bagunça com um chroma-key na mão" desse clipe rs).



Sepultura - Arise
- Primeira vez que eu vi esse clipe foi uma pancada no cérebro de tanta adrenalina. Foram alguns segundos estatelado na frente da MTV, para logo em seguida já começar a a banguear (eu tinha um pouco mais de cabelo para fazer isso). Esse, junto com Season in the Abyss do Slayer, foram os clipes que botaram o thrash metal para sempre na minha vida.. Sem falar da temática e clima dos clipes... Bons tempos...



Sepultura - Desperate Cry
- Não tem muito o que falar... Quando vi esse clipe, lá com meus 14 singelos aninhos, pensei "PQP! show de metal é fodaaaa!!!" 



Metallica - Enter Sandman
- O clássico! Assim como metade de quem gosta de Metallica, foi com esse clipe doidão de "sonho" que eu virei fã da banda... Todo mundo defende os álbuns que vieram antes e eu concordo que eles são melhores, mas se não fosse pelo sucesso desse clipe "pop", eu não teria ouvido esse disco e os discos antigos... É uma daquelas músicas únicas, que daqui 20 anos ainda vai arrepiar quando ouvir só o comecinho...



Ministry - Stigmata
- Em 1991 tinha uma "modinha" do "poperô", música eletrônica mais dançante e tal (meio tosco, pode apostar). Eu não gostava, mas a música eletrônica em si me despertava um certo interesse... Um dia, de madrugada, me deparei com esse clipe do Ministry. Na primeira oportunidade já estava voltando da Galeria com um LP deles na sacola! Eu adoro esse tipo "industrial" de eletrônica com rock desde bem antes de Matrix e esse clipe é um deleite para meus olhos de amante do vídeo e do cinema. Adoro a contagem dele... Eu era daqueles adolescentes quietos e esquisitos, e quando alguém pensava em perguntar o que se passava na minha cabeça, eu dizia "você já viu um clipe do Ministry?" Hehe.



Soundgarden - Jesus Christ Pose
- Bom, eu tinha 14 anos e era 1991, o "rock do momento" era o grunge e, bem, eu odiava o grunge! =P Mas eu gostava de Soundgarden, L7, Peral Jam, Alice in Chains... Inclusive depois de ver esse clipe, eu comprei o LP do Soundgarden (porque eu odiava o clipe de Outshined). Eu adoro esse clipe até hoje... Ele é uma das minhas referências de combinação de música e imagem, sem falar das cores, montagem... Enquanto as meninas ficavam delirando com o Chris Cornell sem camisa, eu ficava pensando em quanto ácido o montador tinha tomado para fazer sesse clipe...



Alice in Chains - Man in the Box
- Eu não entendi como aquela lenga-lenga chata e barulhenta do Nirvana era classificada no mesmo gênero que o Alice in Chains (inclusive desde aí passei sempre a questionar rótulos musicais). Para mim, o peso do Alice era muito mais sombrio do que aquele "nham-nham-nham" deprê do Kurt Cobain. Esse não é meu clipe nem música preferida da banda, mas foi com ele que, assim como todos os outros, que o Alice in Chains foi apresentado via MTV a esse que vos escreve.



Pearl Jam - Even Flow
- Apesar de hoje a mulherada (e meninas) ficarem babando pelo Eddie Vedder, na época da invasão das camisas flaneladas, eram poucas que gostavam de Pearl Jam. A maioria era fã de New Kids on the Block ou Zezé Di Camargo e Luciano... Assim, mais garotos ouviam Peral Jam e, por mais que você fosse "anti-grunge", não tinha como não assistir esse clipe com os amigos, com todos em silêncio e, depois do Eddie se pendurar no palco, alguém soltar um "da hora", no melhor estilo Beavis e Butt-Head.



Faith No More - Falling to Pieces
- Lembra do que eu disse lá em cima sobre usar o Ministry para falar de como eu me sentia por dentro? Pois é, outro clipe que eu costumava utilizar muito como referência da "bagunça mental" na minha cabeça era esse do Faith No More.  Eu via muito esse filme, gravado numa fita VHS e pirava sempre, cada vez mais... Eu fui muito fã de Faith No More na adolescência e esse clipe é um dos responsáveis por isso! =P



Faith No More - Epic
- Para finalizar, o épico. Esse clipe não é de 1991. Mas ele passou tanto nesse ano e eu assisti ele até começar a ficar com ruído na imagem, indicando desgaste na fita magnética do VHS! Ele é simplesmente o melhor clipe que eu vi na adolescência e um dos melhores da minha vida! (Minha opinião, é claro). Se um dia eu fizer um clipe para alguém, haverá um referência a esse clipe, de alguma maneira... Faith No More é o maior exemplo de algo que eu vivi em 1991 e que eu não vejo mais hoje, na realidade não vejo faz um tempo: era uma banda com bilhões de fãs adolescentes, consumidores de MTV, que não tinham muito "julgamento crítico" musicalmente falando, mas que fazia um som novo, ao menos combinando estilos de uma forma nova e única, e boa, muito boa! Hoje, mais de 20 anos depois, não tem quem não admita que Faith No More é foda. Desculpe, você pode me odiar por isso, mas eu sinto pena dos jovens de 14 e 15 anos de hoje, porque eles nunca mais vão ter algo assim... Uma pena.

Enfim.. Chega!
Leu tudo? Assistiu os clipes? Tá baixando os mp3? A discografia?
Aham, sei... =P


Nenhum comentário:

Postar um comentário