''Ha, gangsta shit!'
Esse blog anda bem parado graças ao maior lançamento da indústria do entretenimento de todos os tempos, Grand Theft Auto V. E claro também pela última temporada de Breaking Bad, mas isso assunto para outro post. Não é à toa que a Rockstar é uma das maiores produtoras de games. Todo jogo lançado por ela, gera grande expectativa e comoção dos fãs, e com GTA V isso não foi diferente. O novo capítulo da franquia trouxe vários elementos de GTA: San Andreas e uma nova versão da cidade de Los Santos. GTA V é um dos melhores Sandbox game de todos os tempos no quesito "diversão", com uma gama variada de atividades que vão desde brincar com o cachorro até achar o Pé grande na floresta, em uma mapa gigantesco.
A Rockstar fez um grande trabalho reproduzindo a cidade de Los Angeles. Desde dos principais cartões postais da cidade, até o ambiente "social" da cidade. Dos bairros Barra Pesada até as mansões luxuosas de Vinewood, tem um retrato bem fiel de L.A. Outra coisa legal são os pequenos detalhes que deixam o jogo bem real, como por exemplo motoqueiros que param debaixo da ponte enquanto acontece uma tempestade ou os personagens irem trocando de roupa durante o jogo. A passagem de tempo também impressiona, junto com o realismo de todo o cenário. Falando nos personagens a Rockstar dessa vez inovou com três personagens principais jogáveis, dando um toque ainda mais cinematográfico para o game. Você controla os personagens na hora em que vem deseja, seja explorando o cenário ou durante as missões.
O personagens são Michael, um ex-ladrão que decidiu se aposentar e se mudar para Los Santos para cuidar de sua família e que vive uma terrível crise de meia idade. Franklin, um jovem da periferia que almeja um futuro melhor. E temos Trevor, um ex-amigo "porra-louca" de Michael e que está envolvido em todo tipo de atividade criminosa. Michael e Trevor participaram de um grande assalto que deu errado anos atrás em uma outra cidade. Michael acabou forjando sua morte e entrou para o programa de testemunha da F.I.B. Trevor sempre achou que seu amigo estava morto, até reencontrar ele em Los Santos. Michael vive até bem, mas algo falta em sua vida. Graças a um acontecimento inusitado ele encontra Franklin que está fazendo de tudo para se dar bem na vida e sair do gueto. Michael vê em Franklin algo que ele não consegue ter com os seu filhos, e logo começar a ajudar Franklin e ao mesmo tempo voltar para as suas atividades criminosas.
A minha única ressalva para o jogo é a sua trama, que pra mim poderia ser mais focada na dinâmica entre o Franklin e Michael. Acho que eu sou a única pessoa que não gostou do Trevor no começo do jogo. Da metade para o fim ele até melhora e sua rivalidade com Michael é um dos pontos altos da trama, mas eu preferiria uma estória bem mais densa entre Michael e Franklin. Trevor é um personagem "forçado" até para os padrões da série. E mesmo com as boas motivações de Michael e Franklin, eu não consegui me envolver tanto como nos outros jogos da série. Não sei se for por causa da dinâmica de trabalhar três personagens de uma vez só que atrapalhou o andamento da narrativa, fazendo tudo muito corrido. Mesmo assim, esse sistema de troca de personagens é muito legal, embora a trama não te recompense no final.
Um dos pontos altos do game são as suas missões envolvendo grandes golpes. Inspirado pela missão "Three Leaf Clover" de GTA IV, a Rockstar resolveu investir em grandes assaltos e golpes para esse jogo. Cada assalto é planejado de acordo com suas escolhas. Você escolhe a sua equipe, vai atrás do material e reconhece os locais onde serão realizados os assaltos. E claro que dependendo de suas escolhas a sua missão pode ser mais fácil ou difícil. Vale a pena falar da pequenas homenagens a filmes de ação como Reindeer Games, Fogo Contra Fogo e até Velozes e Furiosos 6.
Mesmo com um trama não tem bem desenvolvida, GTA V é um jogo muito divertido e com milhões de possibilidades. A Rockstar evolui muito na parte técnica e a expectativa para os seu jogos na nova geração agora só aumenta. Espero que o novo GTA vá para caminhos diferentes e até para novos cenários. É sem dúvida um dos jogos do ano, junto com The Last of Us. A briga vai ser boa para ver quem leva o GOTY de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário