sábado, 5 de outubro de 2013

MTV Brasil is Over ...Os melhores vídeos ou momentos musicais que eu vi nesse canal




"Na caaaraaa, na caaaraaa, na caaaaaaraaa. Que loucura"



Sim pessoal, a MTV Brasil subiu no telhado no último dia trinta de Setembro e agora só nos restam boas memórias sobre este canal que por vinte e três anos, nos proporcionou grandes momentos musicais. Muito antes da Internet facilitar tudo para nós, o único modo de ver e escutar as novidades da música era na MTV. Não vou me estender muito nisso, já que temos um post do Flavio muito parecido sobre o assunto, mas só que focado no de 1991. Este post é sobre alguns clipes e momentos musicais que realmente me chamaram a atenção nesses anos do canal. Não tenho vergonha nenhuma de afirmar que muita coisa que eu aprendi a escutar venho deste querido canal, que agora é só uma nostálgica memória. Então vem comigo nesta "Feel Trip" musical.





A Long Time Ago quando era criança, eu ficava na casa de uma amiga de minha mãe, já que ela precisava trabalhar dia sim, dia não em um hospital. Essa amiga da minha mãe tinha um filho bem mais velho do que eu, e que gostava muito de Metal. Graças a ele eu fui apresentado aos Srs. Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Bill Ward e Tommy Iommi. BLACK SABBATH! Também conheci outras bandas como Pantera, Iron Maiden, Brujeria entre outros. Logo eu estava ficando um pouco mais velho, tipo 10 anos de idade, e a minha mãe achou que eu já podia ficar em casa sozinho (Se fosse nos dias de hoje o conselho tutelar iria PIRAR, haha) e munido de TV a cabo eu descobri a MTV. Uma das primeiras memórias é do programa Clássicos MTV com o grande "Reverendo" Fábio Massari, e foi lá que eu vi pela primeira vez os clipes de "Paranoid" e "Iron Man" em um especial sobre a banda. e dando uma de idiota "Nooossa...é aquela banda que eu ouvi na casa do Vinicius". Até hoje eu acho foda essa produção "Fantástico" com fundo verde. Lembro de ficar estático vendo os vídeos.




Outro grande programa dessa época era o FÚRIA METAL (depois apenas Fúria MTV), apresentado pelo Gastão Moreira, que sabia de tudo. Era uma época foda do canal que tinha VJ's que realmente sabiam o que estavam falando, ao contrários dos últimos e sofríveis anos do canal. Lá passou muita coisa foda como o Forced Entry, Exodus, Megadeth, Pantera entre outros.



                                      
                          








E claro, lá foi a primeira vez que vi um tal de METALLICA, com a melhor música que eu já ouvi, ONE. Aquele vídeo com os trechos do filme Johnny Got His Gun. que é claro, eu só soube hoje em dia graças a Internet. Puta que pariu, essa música arrepia.



Mas não só do Metal eu vivia, e outros programas como Lado B me mostravam outros tipos de sons. Bandas como Screaming Trees, Sonic Youth (Ou como diz o Homer, Sonic Iaautii), The Pixies, The Breeders e The Presidents of the United States of America.













Mas a melhor coisa MTV era acordar cedo ou ficar acordado na madrugada para ver a apresentação de vários vídeos aleatórios. Você nunca sabia o que iria tocar. Muita coisa legal rolava nesses blocos que clipe. Conheci muita coisa como L7, Garbage, Red Hot Chili Peppers, achando que o Yankee Rose era do Van Halen, Skid Row e até o Eddie Murpy, que hoje você, criança criada a leite com pera e Ovomaltino, descobriu que cantava graças ao GTA V.












                            


Nessa época o canal ainda vivia muito do Grunge, e claro sempre tinha espaço para essas bandas. Alice in Chains, Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots e Ugly Kid Joe sempre tocavam.







Outro programa foda era o Cine MTV, apresentado pela Marina Person que no começo só exibia clipes de trilha sonoras de filmes. Era uma época que a música tema era sempre usada em filmes. Guns & Roses (Ou como o Racionais MC's dizem: GANZE E ROUSES), Jamiroquai, Marilyn Manson entre outros.








Até programas que não passavam clipes, tiveram alguns momentos musicais legais. Eu lembro do último programa do Garganta e Torcicolo, game show apresentado pelo João Gordo, que resolveu exibir o clipe de La Migra do Bruejeria em todos os blocos do programa. Clipe e musica sensacional e um puta final de programa com o João quebrando todo o cenário.



Mas não só de Rock a MTV era feita. Programas como YO! MTV com vários clipes clássicos do Rap e Hip-Hop também fizeram história. Naughty By Nature, Urban Dance Squad, N.W.A. Racionais MC's e R.Z.O.














Falando em Racionais, não tem como não lembrar da apresentação épica no VMB de 1998. Primeiro que era a coração da banda que tinha lançado Sobrevivendo no Inferno, o melhor álbum de Rap brasileiro de todos tempos. A apresentação de Capítulo 4. Versículo 3 é um dos grandes momentos da emissora. Dá pra você sentir a galera "coxinha" da música brasileira sentada  na platéia totalmente assustada com o que estavam vendo.



Voltando aos programas, um que era muito legal era o TOP 10 EUA, que exibia clipe que ainda não tinham estreado na nossa MTV, e que do nada eram exibidos lá. Lembro de ver o LIMP BIZKIT pela primeira vez lá rapidamente e ter achado foda o clipe de Sou. Eu só ia me apaixonar pela banda quando o especial MTV SPORTS fosse exibido, mas calma aí que logo chegaremos lá. Lembro de ver pela primeira vez nesse programa as Spice Girls, grupo que deixou a minha prima maluca pelo grupo na época. Acho que ela é a única pessoa que escuta elas até hoje. E nossa...como a Geri era gostosa, hahaha.





E já que eu falei das Spice Girls, eu não posso esquecer do Disk MTV. Você até podia achar o programa uma merda, cheio dos artistas modinha mas você torcia para que a sua banda ficasse bem na parada. Se bobear até chegou a ligar lá. Foi a época das Boy e Girls Bands, como N*Sync, Backstreet Boys, Five, All Saints, TLC. Mas tinha coisas fodas também, como Silverchair (eu sempre colocava o volume no máximo quando o clipe de Freak passava), Blink 182, The Offspring, Beastie boys até o Sepultura. Sim amigos, eu lembro de ver Roots no Disk MTV. AONDE ESTÁ O SEU MESSIAS AGORA?






















E na virada dos anos 90 para os anos 2000 tivemos o surgimento do New Metal, sub-gênero que eu mais gosto. MTV SPORTS 1999 surge uma banda com um DJ, um maluco vestido de coelho na guitarra e um cara branco mandando umas rimas e uns gritos. Não teve jeito, virei fã na hora e também descobri que eram eles que tinham tocado no TOP 10 EUA. Outras bandas como Korn, Coal Chamber e Godsmack eu escuto até hoje, graças ao canal.











Não podemos esquecer que a MTV geralmente pegava alguma banda e elevava e promovia elas até não poder mais. Raimundos, Charlie Brown Jr. e CPM 22 foram grandes exemplos disso. Desde vídeos até projetos ao vivo com o canal, eles eram promovidos toda hora.








No meio do post eu falei sobre uma apresentação ao vivo dos Racionais MC's no VMB, e vale lembrar de outros grandes momentos ao vivo, seja na MTV Brasil ou EUA. Momentos como o Nirvana deixado os executivos do canal com o cu na mãe, e zuando com o Axel Rose no VMA de 1992. Os Beastie Boys no VMA de 1994, o exército de Eminem no VMA de 2000, Kid Rock em 1999 e 2000 e Michael Jackson junto com o N*Sync em 2001.













E esses foram apenas alguns bons momentos deste canal. Claro, cada um tem os seus e muitos ficaram de fora nesse post. Entre altos e baixos a MTV Brasil foi sim, um marco em nossa TV.

"Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos" - Charles Dickens

R.I.P. MTV BRASIL









Nenhum comentário:

Postar um comentário