terça-feira, 10 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo: Segundo Tempo - As outras Copas (98, 2002)










Rrrrrola a bola para o segundo tempo do especial de Copa do Mundo do Speak Mellon (Sim, nós estamos falando de futebol. SE NÃO GOSTOU, ENGULA!). Quatros anos se passaram e ninguém viu?, e chegava mais uma Copa do Mundo. Diferente da última copa eu já não morava junto com os meus tios e já estava na quinta série e também jogava bola. Era de se pensar que eu estaria Super Animado para essa copa... Mas não! Eu tenho pouquíssimas lembranças deste torneio, já que eu achava melhor ficar na rua mesmo jogando bola do que vendo os jogos. Era perfeito, já que não tinha carros passando pra lá e pra cá.




Como eu odiava esse mascote ¬¬



A copa do mundo mesmo foi bem chata, começando com o corte do Romário por lesão antes mesmo do torneio iniciar. Isso já era um presságio sobre o que iria acontecer com a nossa seleção nessa copa. Sobre os outros países o único destaque para mim foi os nossos vizinhos do Paraguai, que foram eliminados nas oitavas de final pelos donos da casa. A coisa mais legal do time era o zagueiro Gamarra que jogava no Corinthians na época. O cara foi o único zagueiro que não fez uma falta se quer durante uma copa do mundo.


A Copa do Mundo acabava aqui para o Brasil




Time foda do Paraguai. Gamarra um dos maiores zagueiros da história do futebol latino



O jogo mais legal desse torneio foi de novo um Brasil x Holanda que foi decidido em uma disputa de pênaltis onde o Taffarel mais uma vez mostrou que foi um dos grandes goleiros da história do futebol. E mais uma vez eu destaco a narração do Galvão Bueno que é simplesmente fantástica. Sério, o cara manda muito bem!





TAFFAAAAAAREEEEEEEEEEEEELLL... SAAAAAAI SAAAAAAAAAI SAAAAAII SAAAAAAAAAAI QUE É SUUUA TAFFARELL!!!!!



E claro, tivemos a famosa final que entrou para a história por tudo que aconteceu “antes” dela. Nego diz que o Brasil vendeu a Copa e tal, mas para mim isso é BULL SHIT! Sim, toda aquela parada do Ronaldo deixou o time abalado, mas o que pega mesmo foi o corte do Romário. Duvido muito que ele fosse sentir o peso daquele momento tenso, e provavelmente chamaria a responsabilidade para si mesmo e ganharia aquela final sozinho. E a França estava em casa, né? Torcida inteira empurrando a França, e o Brasil abalado não tinha como.






"Amarelou"


Mas o que eu realmente lembro dessa copa era os colecionáveis idiotas, que em toda época de copa surgem do nada e viram febre em todo lugar. O primeiro eram os cartões holográficos que vinham nas caixas de Sucrilhos. Era uma parada totalmente idiota, mas eu cheguei a pegar todos eles. Geralmente vinham com algum jogador fazendo, olha só, uma jogada (AH VÁ?) em dois movimentos quando você mexia esse cartão. Você ficava igual ao Vovô Simpson olhando um filme: “Oh Meu Deus! As imagens... Elas ESTÃO VIVAS!” E um ano depois os cartões voltaram com cenas do STAR WARS EP I (Infelizmente não achei imagens), e nem precisa dizer que eu fiquei maluco, né?



AS IMAGENS... ELAS SE MEXEM! WOW! 



E a outra parada colecionável era os malditos Minicraques da COCA-COLA. Sério, isso foi uma febre gigantesca. Se você acha que essa febre do álbum de figurinhas da copa do mundo foi grande, THINK AGAIN, MOTHERFUCKER! Sério, a Coca-Cola encheu o rabo de dinheiro com essa maldita coleção. TODO MUNDO QUERIA COMPLETAR AQUELA MALDITA COLEÇÃO. Eram uns vinte e cinco Minicraques com vários jogadores que estariam na copa, e até alguns que nem foram convocados, e um especial que continha três jogadores em uma base (Ronaldo, Dunga e Romário). Era a primeira vez que esse tipo de produto chegava aqui, mas na Europa isso já era bem comum. Todo mundo colecionava, até quem nem gostava de futebol. Eu tenho amigo que levou quase dez anos para conseguir completar a sua coleção com a ajuda da Internet. Essa coleção hoje vale no mínimo uns 150 Reais pelo menos!



Teve gente que vendeu a alma por isso...



E pra finalizar essa copa eu não posso esquecer da MALDITA MÚSICA TEMA! Desde 1998 a FIFA escolhe algum artista para cantar a música tema do torneio, e nesse o escolhido era o Rick Martin com “La Copa de La Vida"  (The Cup of Life), isso tudo antes de estourar com o “Livin’ La Vida Loca”. Pode-se dizer que foi aí que ele começou a despontar como um grande “artista” internacional. E cara, COMO ESSA MERDA TOCOU!  Até hoje quando algum programa vai fazer alguma matéria de futebol ou sobre a copa, alguém coloca essa porra de música. E uma vez que você escuta ela, FODEU! Você não consegue mais tirar ela da cabeça. Você fica paralisado pela a raiva... E pelos os ritmos tropicais (™ Sr. Burns) ¬¬


 



E mais quatro anos se passavam,  e com isso mais uma copa. E dessa vez seria especial. Uma copa disputada em dois países e pela primeira vez no continente Asiático (Japão e Coréia do Sul). Essa foi a última copa que eu realmente torci para o Brasil já que a seleção estava totalmente desacreditada. Teve uns dois técnicos que fracassaram antes (Luxemburgo e Leão), com derrotas humilhantes e históricas na Olimpíadas de 2000 e na Copa das Confederações de 2001. E claro, uma péssima eliminatória, com a vaga assegurada somente no último jogo.  E ainda tínhamos a recente volta do Ronaldo que quase tinha terminado a sua carreira por causa de uma grave lesão dois anos antes do mundial.  O técnico era o Felipão que também enfrentava a opinião pública e não bancou a convocação do baixinho Romário, que naquela época era um veterano que ainda jogava bem.







A teimosia do Felipão deu certo, e o Brasil se sagrou Pentacampeão em 2002, e Ronaldo deu a volta ao melhor estilo “filme esportivo de Hollywood”. Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho também foram muito importantes para a conquista daquele título. Sem nenhum grande sufoco, a Seleção repetiu a boa campanha da seleção de 70 e não perdeu nenhum jogo nessa copa. E diferente da copa 98, ESSA EU VI TODOS OS MALDITOS JOGOS! Lembro que a primeira fase foi horrível, já que os jogos começavam às três e meia da manhã e eu ainda tinha que ir para a escola. Todo mundo chegava morrendo de sono para as aulas, mas valeu a pena. Era muito legal acompanhar os jogos do Brasil de madrugada. A galera se reunia para ver os jogos e logo depois embalava o café da manhã. Vale destacar a impressionante campanha da Coréia do Sul. Graças ao apoio incondicional de sua torcida (e talvez alguns “erros” dos árbitros), chegando a eliminar a Itália nas Oitavas e a Espanha nas Quartas de final. Perdeu a Semifinal contra a Alemanha e a decisão de terceiro lugar para a Turquia, mas esse foi o melhor resultado de uma equipe asiática na história das copas.









 Outro lance legal dessa copa era que o tema oficial era feito pelo grande Vangelis, grande compositor com trabalhos extraordinários no currículo como a trilha sonora de Blade Runner e daquele tema sinistro que tocava no programa do Gugu toda vez que alguma parada tensa acontecia. Sério, duvido você ir dormir depois de escutar essa porra!








Mas essa copa já anunciava uma parada que me faz ficar bravo com o futebol hoje em dia. Os malditos “jogadores midiáticos”.  Jogadores que pouco estão se fodendo para as suas seleções, e sim para os seus contratos individuais e ações de marketing. Isso não é algo reservado só para o futebol, está em vários esportes. A seleção depois de 2002 virou uma grande “marca”. Seus jogadores também faziam parte deste “circo”, e tudo isso teve o seu ápice e queda no mundial de 2006 na Alemanha. Para começar a gente já sabia que iria perder logo na preparação da seleção na Suíça. Treinos abertos para a torcida. Arquibancadas com Dez mil pagantes para ver Ronaldinho fazer malabares com a bola. Maria chuteira invadindo o campo para ir beijar e rolar na grama com os jogadores. Um verdadeiro puteiro! Fora o clima de já ganhou, já que aquela seleção tinha ganhado tudo antes daquele mundial. E como disse o Conde Dooku em EP III: “Twice the Pride. Double the Fall” Não só o melhor time tecnicamente caiu como a nossa moral também. Foi um fracasso retumbante.






Foi a primeira copa que eu realmente torci pela Argentina, uma seleção que eu já gostava por sua raça e dedicação no campo. E isso refletiu na copa de 2010 na África do Sul e continuará esse ano no Brasil. Eu simplesmente não consigo gostar dessa seleção. Desse “Brazil” com Z mesmo. Acho que só consigo torcer pelo sucesso do Felipão, já que o cara é um grande técnico e tenho muito respeito por tudo o que ele já conquistou. Mesmo não sendo o país ideal para realizar esse tipo de evento, e com todas as coisas que acontecem por aqui e no futebol em geral, o esporte ainda me atrai. Viva o Futebol em sua forma mais pura e simples!















Nenhum comentário:

Postar um comentário