sábado, 30 de maio de 2015

ESPECIAL STAR WARS - Blast From the Past: Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma

Há muito tempo atrás em uma galaxia muito entediante...



Era o ano 2000 e eu estava na terceira série do ensino fundamental e morava em um pequeno bairro dentro de outro bairro um pouco maior na cidade guarulhos-SP. Era um dia de aula vaga, a professora havia faltado e no primeiro horário tínhamos ficado jogando aqueles jogos de escola: dominós com peças pretas de plástico com as bolinhas coloridas, jogos de damas e aqueles ábacos que sinceramente não sei como funcionam até hoje.

Depois do intervalo fomos levados ao laboratório da escola onde normalmente assistíamos algum filme alugado de última hora (já havíamos assistido filmes de cachorro, filmes de família e até aquele “A Morte do demônio" do Bruce Campbell rolou naquele ano) desta fez o filme alugado havia saído um ano antes nas locadoras: era o STAR WARS: EPISÓDIO I – AMEAÇA FANTASMA.


Esse jogo era bucha!
Até aquele momento eu nunca havia assistido a Star Wars, mas eu lembro que gostava de Star Wars. Na verdade me lembro exatamente que quando era menor ainda havia saído com meu pai (não me lembro onde) e quando estávamos em um ponto de ônibus achei no chão uma embalagem aberta de boneco e fiquei encantado pela aparecia dos bonecos no verso da mesma (eram o Darth Vader, Bobba Fett, Lando e um Stormtrooper de neve), lembro-me também que meus primos alugavam um jogo do Snes que ninguém conseguia passar da segunda fase em que se controlava o carro sem rodas do Luke Skywalker pelo deserto, achava aquele jogo uma porcaria.

Mau sabia eu que tudo isso era porque ameaça fantasma tinha sido lançado, incluindo relançamentos de bonecos da série clássica e matérias relembrando a série clássica saiam em revistas com certa frequência. Meu irmão e meus primos se encarregavam de me contar sobre Darth Vader, Mestre Yoda, Luke skywalker e outros personagens e minha mente cuidava de preencher o resto da história com fantasias e tramas minhas inventadas.

Voltando de onde havia parado chegou a hora de assistir o filme  na aula vaga e... eu era a única pessoa que estava gostando do filme! A trama  - que não é tão boa - eu me lembro mais ou menos, ela trazia dois Jedi: Obi-wan Kenobi (Ewan Macgregor) e Qui-Gon Jinn (Não interessa quem ele é, somente que ele vai te encontrar e te matar) em um tipo de missão de escolta. Eles por algum motivo caem no deserto e encontram o escravo menor de idade chamado (Anakin Skywalker) que é libertado após uma corrida  em carros espaciais que eram basicamente o carro chefe de cenas de ação em todos os trailers. 
Após o menino ser libertado, eles são perseguidos pelo ladrão de El Cajon (Ray Park), algumas bagunças politicas acontecem e o filme chega no último ato bem na parte que me cativou: os dois Jedi estão lutando contra uns droids e de repente: BANG! trilha do John Williams se inicia, a porta se abre e o Darth Maul tira seu capuz e a luta coreografada começa. 
Sabre de luz duplo, Motherfuckers! DUPLO!

Qui-Gon Jinn morre na luta, Obi-Wan mata o Darth Maul, Anakin Skywalker atira nuns droids dentro de uma nave e no fim todo mundo ganha medalhas e tem um final feliz.

A última aula havia acabado um pouco antes do filme terminar e eu era a última criança na sala que estava evitando sair antes do filme terminar, me lembro que naquele dia chegando em casa peguei uma vassoura e fui para um salão que tinha na frente da minha casa e fui brincar de Jedi, balançando a vassoura como um sabre de luz igual a o mítico "star wars kid" da internet.
No meu boneco não era só a capa que era removível,
aparentemente, o parafuso atrás não tinha função nenhuma
e ele se desmontava sozinho
 (não consegui achar nenhuma foto do Lando branco
pra por aqui).
 Tinha gostado, tinha ficado cativado e depois não parei mais de gostar, apesar de não ter tido nenhum boneco dessa trilogia que se iniciava tive quase todos falsetas da trilogia clássica: R2D2, o viadinho C3PO, o Vader que se desmontava sozinho, o Bobba Fett que o Jett Pack não entrava no espaço das costas e o Luke que vinha com uma mochila pra por o Yoda, mas a mochila não entrava no boneco e até o Lando branco (que anos mais tarde me deixou fulo por ver o ator negro style Billie Dee Williams e lembrar do boneco sem graça branco).

Pra quem não sabe o filme foi um fiasco, atacado pela crítica e por fãs decepcionados  que o consideraram um pastiche do filme original, mas com menos qualidade de roteiro. Ele concorreu até o Framboesa de Ouro em três categorias, depois de grande nunca mais consegui assistir a essa bomba, mas valeu por ter me introduzido a esse universo.

Na verdade acho que são poucas coisas da infância que são boas de verdade, a gente realmente absorve aquilo que está ao nosso redor. O Flávio, The Oz aqui do blog acertou em cheio quando disse que o filme era para crianças, talvez fosse isso que me prendeu ao filme, ver aquele jovem Anakin Skywalker ouvindo ser dito que estava sendo destinado a grandes coisas... eu não sei.

Só sei que apesar do filme ter envelhecido mau, e eu ter envelhecido mau também, a proposta criou mais duas sequencias que criaram uma nova multidão de fãs e enriqueceu mais ainda o Lord Sith da vida real: Darth "George" Lucas.

Vida longa e próspera a Star Wars -- não pera! Esse jargão é da concorrente!
Ah deixa pra lá!

A luta clássica

A revelação que a luta não é tão clássica assim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário