quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESPECIAL INDEPENDENCE DAY – O RESSURGIMENTO: Top 10 Filmes sobre Invasões Alienígenas (Ou algo parecido com isso =P )



"Fazendo Contato"


Continuando o nosso especial INDEPENDENCE DAY – O RESSURGIMENTO, hoje vamos fazer o nosso famoso TOP 10 sobre filmes de Invasão Alienígena... Ou quase isso. Sim, porque nem todo filme tem uma invasão de fato, com direito a destruição de monumentos e prédios históricos e tudo mais. Nesta lista temos alguns filmes com alienígenas fazendo apenas uma “visita” amigável, ou não! E antes de começarmos eu vou deixar claro que ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO está fora desta lista porque ele passa FORA DO NOSSO PLANETA! “Ah, mas o Tropas Estrelares também sem passa”. AÍ É DIFERENTE, JÁ QUE FOMOS PROVOCADOS POR AQUELES MALDITOS INSETOS! 




10 – Marte Ataca! (Mars Attacks! – 1996)



Dirigido por Tim Burton, Marte Ataca é uma grande homenagem aos “Filmes-B” de Ficção Científica dos anos 50. O filme é baseado em uma jogo de cards criada por Len Brown e Woody Gelman, que por sua vez é inspirada em uma capa da revista Weird Science #16, da EC Comics e ilustrada por Wally Wood, desenhista da clássica revista MAD. No filme os marcianos invadem nosso planeta, matando e destruindo tudo no caminho, pois acham bem divertido e querem transformar a Terra em um "parque de diversões". Se ninguém achar uma maneira de detê-los, a raça humana está condenada ao extermínio. A produção é recheada por grandes astros de Hollywood como Jack Nicholson, Glenn Close, Pierce Brosnan, Annette Bening, Tom Jones, Natalie Portman, Michael J. Fox, Pam Grier, Danny DeVito e Jack Black. É um filme cheio de referências de filmes antigos desse subgênero e com aquele humor peculiar do diretor. 



09 – Distrito 9 (District 9, 2009



É o filme com a temática mais interessante de toda a lista. Escrito pelo sul-africano Neill Blomkamp, é o uma visão inusitada de como seria o nosso primeiro contato com alienígenas. Na maioria dos filmes o extraterrestres chegam em grandes cidades como Nova York, Londres ou Los Angeles, mas aqui temos uma abordagem totalmente diferente. E se eles chegassem em uma cidade do terceiro mundo, cheia de problemas e dificuldades? A história, adaptada do Alive in Joburg, um curta de 2005 dirigido pelo próprio Blomkamp, gira sobre os temas da xenofobia e da segregação social. O título e a premissa de District 9 foram inspiradas pelos acontecimentos que tiveram lugar no District Six, na Cidade do Cabo, durante o apartheid. 



Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.



08 – Fogo no Céu (Fire in the Sky, 1993)



Se tem um filme que realmente me deixa assustado é FOGO NO CÉU. Nada meu deu tanto medo na minha infância do que esse maldito filme. Posso ver qualquer filme de terror de boa, mas Fogo no Céu sempre me faz CAGAR DE MEDO. Primeiro que o tema ABDUÇÃO já é perturbador por si próprio. Se você parar para pensar, nós somos criaturas facilmente manipuláveis para seres mais inteligentes de outros planetas. Histórias sobre abduções sempre me deixam intrigado. Fogo no Céu é baseado em uma história “real” de Travis Walton, que virou livro em 1978 (The Walton Experience, lançado aqui oficialmente em 2014). Tanto no livro quanto do filme, Walton teria sido capturado por um disco voador em 1975, enquanto trabalhava como lenhador. O sequestro teria sido testemunhado por uma meia-dúzia de seus colegas de trabalho. Para alguns fãs do livro e ufólogos o caso Walton é abdução alienígena “mais bem documentada de todos os tempos”. Alguns discordam, já que essa “documentação” toda vem só da palavra de amigos e colegas de Walton. O filme é muito bem dirigido e com efeitos práticos fantásticos. A cena que Walton é estudado pelos Alienígenas é ASSUSTADORA. O visual dos aliens é de arrepiar. Não recomendo ver esse filme a noite. Porra, até para pesquisar sobre esse filme para esse post já me deixou assustado aqui. 



07 – No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014)



No Limite do Amanhã é uma adaptação do mangá All You Need is Kill do autor Hiroshi Sakurazaka e desenhada por Takeshi Obata (Death Note). Quando a Terra é tomada por alienígenas, Bill Cage (Tom Cruise), relações públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos, é obrigado a ir para a linha de frente no dia do confronto final. Quando Cage morre em combate, ele entra em contato com o sangue de um dos aliens e acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data repetidamente. A cada morte e renascimento, Cage avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt) mais conhecida como FULL METAL BITCH, que também teve contato com o sangue do alien e por um período de tempo também ficou presa em um loop temporal. 



No mangá, Kiriya Keiji é um soldado japonês novato, que tem como objetivo, combater os Mimics, alienígenas que começaram a dizimar a população terrestre. Após um sonho em que havia morrido em uma explosão, Keiji acorda em sua base. A partir desse momento, todos os fatos ocorridos naquele dia acabam sendo como uma lembrança do dia anterior, até mesmo a iminência da próxima (e primeira) batalha de Keiji. Na batalha, ele acaba sendo morto de forma similar ao seu sonho e acaba retornando ao dia anterior, em um loop temporal. Preso no tempo, ele desenvolve suas habilidades e com a ajuda de Rita Vrataski, a mais forte soldado da Unidade Americana de Defesa, ele tenta descobrir o segredo de sua viagem no tempo e como deter os aliens. As duas versão são muito boas, cada uma com seus traços característicos culturais. E nada melhor do que misturar Alien com viagem temporal (Para ódio do Matheus de Souza). 



06 – Guerra dos Mundos (War of The Worlds, 2005)



Falei um pouco sobre o filme no primeiro post desse especial. É uma ótima versão do clássico de H.G. Wells. Dirigido por Steven Spielberg, o filme se inspira muito nos acontecimentos do 11/09/01 e todos os “Daddy Issues” possíveis que o diretor tanto gosta de abordar. 



05 – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977)



Quando lembramos de 1977 o primeiro filme que vem na nossa lembrança é STAR WARS, mas Contatos Imediatos de Terceiro Grau é um outra clássico que estreou naquele ano. Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao pressentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET's. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave. É uma filme mais “inocente”, com uma visão mais esperançosa e utópica de um primeiro contato com uma raça alienígena. E claro, mais “Daddy Issues”, “spotlights” e personagens encarando o desconhecido. Junto de E.T. O Extraterrestre, é um dos filmes mais otimistas na carreira do diretor. 



05 – Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)



Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles. Dirigido pela lenda do cinema de horror, John Carpenter, Enigma de outro mundo é um remake do filme The Thing From Another World de 1951. O remake é um cult, adorado por vários fãs de terror. Seus efeitos práticos continuam espetaculares até hoje. O filme ganhou uma “prequel” em 2011. 



04 – Tropas Estrelares (Starship Troopers, 1997)



Tá, boa parte do filme se passa fora do nosso planeta, mas ainda assim é um dos melhores do tema. O filme é uma adaptação de um livro clássico da Ficção Cientifica. Escrito por Robert. A. Heinlein, Tropas Estrelares conta as aventuras futuristas do soldado Juan "Johnny" Rico, membro da infantaria móvel do exército. Após um ataque à Terra, que causa a destruição de Buenos Aires, ocorre uma guerra contra os Insetos (também chamados Aracnídeos) em seu planeta, Klendathu. James Cameron se inspirou no livro para a continuação de Alien. Muitos termos e elementos do livro são usados no filme. O criador do anime Mobie Suit Gundam também se inspirou no livro. A versão para o cinema, Starship Troopers, de 1997, foi dirigida por Paul Verhoeven (RoboCop, O Vingador do Futuro), e estrelada por Casper Van Dien, Dina Meyer e Denise Richards. O filme divergiu muito em termos de temas e tramas da novela, e recebeu críticas variadas. Uma sequência seguiu-se em 2004, intitulada Starship Troopers 2: Hero of the Federation, e outra em 2008, Starship Troopers 3: Marauder. Uma série de animação, Roughnecks: Starship Troopers Chronicles, que teve inspiração tanto da novela quanto do primeiro filme, iniciou em 1999 e foi encerrada após 37 episódios. O filme tem aquele estilo conhecido do diretor holandês: Muita violência e humor negro de primeira. 



03 – Sinais (Signs, 2002)



No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Também mora com eles Merrill (Joaquin Phoenix), o irmão de Graham. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas recusa ser chamado como padre, pois questionou sua fé desde quando sua mulher, Colleen (Patricia Kalember), foi morta ao ser atropelada por Ray Reddy (M. Night Shyamalan), um morador da região que dormiu enquanto dirigia. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos. 

Bons sonhos

O grande lance do filme é que a invasão alienígena é só um pano de fundo para uma trama de um homem que perdeu a sua fé. E é muito legal ver uma invasão alien em uma cidade pequena. Você só sabe o que está acontecendo no resto do mundo quando algum boletim de algum telejornal aparece no filme. É um dos melhore filmes do diretor M. Night Shymalan, que depois foi LADEIRA ABAIXO em sua carreira. O destaque fica para as atuações. O elenco mirim manda muito bem e Mel Gibson está fantástico no filme. 



02 – Predador (Predator, 1987)



UM CLÁSSICO DO CINEMA BRUCUTU! Sim, Predador é um dos melhores filmes sobre o tema. Um pelotão do exército americano (BOINAS VERDES, que nos anos 80 eram sinônimo de ser BADASS), liderado pelo Major "Dutch" (Arnold Schwarzenegger), é enviado em missão na América Central, para resgatar uns soldados e um ministro da Guatemala de guerrilheiros. A missão é realizada prontamente, mas descobre-se que os prisioneiros já estavam mortos e eram, na verdade, agentes da CIA (a história do ministro fora inventada pelos superiores). Então uma estranha criatura invisível começa a caçar e matar cada um do pelotão.



O grande lance do filme é ver alguns dos caras mais fodas do cinema de ação dos anos 80 e 90 sendo caçados por uma criatura no meio da floresta amazônica. Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers (o APOLLO CREED), Bill Duke, Shane Black, Sonny Landham e Jesse Ventura fazem parte deste incrível elenco. Ver todos esses caras fodões se borrando de medo é espetacular. O lance da visão por calor, a máscara e o design da criatura são icônicos. O filme é dirigido por John McTiernan (Duro de Matar). 



01 – Independence Day (Independence Day, 1996)



E é claro que o número da minha lista seria o Independence Day. Uma grande homenagem aos Filmes-B dos anos 50, mas com uma roupagem atual. Mas eu irei comentar ele melhor no próximo post deste especial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário