terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Blast From The Past - Do The Right Thing



Nineteen eighty nine a namba





No ano de 1989 Spike lee lançava " Do The Right Thing " ( Faça a Coisa Certa) o que provavelmente é o  melhor e mais emblemático filme de sua carreira. Infelizmente pouco conhecido aqui no Brasil, Do The Right Thing conta os acontecimentos de um único dia no bairro nova-iorquino de Bed Stuy (só louco vai).

Tudo Começa na Sal Famous Pizzaria quando Buginn`Out personagem de um irreconhecível Gian Carlo Esposito, questiona Sal (Danny Aiello) um ítalo americano o porquê do Hall da Fama de sua pizzaria só conter ídolos brancos e exige que até o próximo dia ele coloque "Some brothers upon the Wall " já que basicamente sua clientela é formada por gente negra. Sal se recusa e diz que ele pode fazer isso no dia que tiver seu próprio estabelecimento, Buggin então começa a organizar um boicote a pizzaria e as consequências do ato são catastróficas.

 As atenções então são passadas para Mookie (Lee) funcionário de Sal e protagonista do filme, onde através de todos mas principalmente dele a principal mensagem do filme que é a critica ao racismo . Algo tão presente hoje quanto era em 1989. Através de Mookie podemos ver os desafios de se viver em uma comunidade pobre e as dificuldade de ser negro em um país racista como os EUA, mas fica claro que a ideia de Spike lee com este filme não era apenas posar de coitado e se vitimizar. Podemos notar um claro "Orgulho da Raça" através dos personagens e especialmente uma sequência onde Mookie conversa com o filho racista de Sal,Pino ( John Turturro).                                   

     
                           
             

                       

O filme conta com uma abertura ao melhor Estilo Anos 80 cheia de cores e ao som furioso de Fight the Power do grupo Public Enemy, com uma excelente performance de dança de Rosie Perez que interpreta a esposa de Mookie no filme. A trilha sonora é um dos pontos altos do filme com o já mencionado Public Enemy, unica banda a ser reproduzida nas caixas de Radio Raheem (Bill Nunn) e o Reggae Can`t Stand It da banda Steel Pulse.
            




Algo legal de se observar são os papéis de atores que até então eram iniciantes, mas que vieram  fazer sucesso mais tarde. Caso de Samuel L. Jackson (antes de Pulp Fiction) onde interpreta Radio Love "The Last on your Dial but the first in your Heart". Giancarlo Esposito ficando mais conhecido com a série Breaking Bad. John Turturro (Transformers, O Grande Lebowski e mais recentemente a minissérie The Night Of). Martin Lawrence que fez algumas comédias, e Richard Edson que não veio a ser um sucesso,  mas interpretou Zunnck, o carinha do sstacionamento em Curtindo a Vida Adoidado. Se você já no mínimo ouviu falar de Spike Lee talvez tenha pego o Easter Egg feito a ele na Serie Todo Mundo Odeia o Chris no episódio onde o metrô é assaltado.



            
Do the Right Thing é uma mensagem "poderosamente raivosa", mas que é aliviada pela atuação cômica de seus personagens, com metáforas claras ao racismo, ironias aos tipos de esteriótipos e a ação violenta da polícia contra os negros. Diferentemente de hoje em dia onde o Hip-Hop exalta o materialismo e a sexualidade, o filme foi lançado em uma época perfeita onde o Hip-Hop tinha algo a dizer, o que nos anos 90 daria incio a Grande Revolução não  Televisionada do Movimento Hip-Hop. Um clássico indispensável e fácil fácil um dos melhores filmes que assisti no ano de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário