terça-feira, 28 de abril de 2015

ESPECIAL STAR WARS: Ben Burtt e os Sons de Uma Galáxia Muito Distante!




Ouooooonnn... PEW! PEW! PEW!... aaaaAAAAARHHHHHHOUUUUU






Já que o Manhattan Prince falou do Ralph McQuarrie, eu vou falar de mais um cara responsável por um elemento técnico da saga: BEN BURTT


Uma das áreas que eu mais gosto é o Sound Design (No Brasil é conhecido como editor de som) e nada melhor do que falar de um cara que revolucionou esta área. Benjamin “Ben” Burtt, Jr. AKA Ben Burtt é o Sound Designer responsável por coletar sons, criar os efeitos sonoros e mixar tudo isso. Ele trabalhou em vários filmes famosos como Indiana Jones, E.T. O Extraterrestre, Invasion of the Body Snatchers, Wall-E, Star Trek (2008) entre outros, mas o seu maior legado é sua participação em todos os filmes da saga STAR WARS. Ben Burtt é o responsável pela a criação de efeitos sonoros icônicos que entraram para a história do cinema. Sua carreira começou em 1970 quando ele ganhou National Student Film Festival com um filme amador. Logo após ele o prêmio ele conseguiu trabalho no departamento de efeitos especiais no filme para TV chamado Genesis II. Este seria o seu primeiro contato com uma obra de ficção cientifica, já que era uma produção de Gene Roddenberry, criador de Star Trek. Com este trabalho, Ben ganhou um bolsa de estudos na University of Southern California onde ele se formou em Produção para Cinema. 






Isso foi importantíssimo, já que lá ele conheceu George Lucas e começou a trabalhar para a American Zoetrope, produtora fundada pelos os amigos de faculdade George Lucas e Francis Ford Coppola. Seu primeiro trabalho lá foi como o supervisor de edição de som em American Graffiti – E a Festa Acabou, filme com roteiro de George Lucas. A American Zoetrope não deu muito certo, mas American Graffiti sim e Lucas conseguiu vender a sua tão famosa Space Opera para a FOX. Star Wars era um projeto especial e a frente do seu tempo, que precisava de uma galera nova e com ideias novas. Para uma obra tão diferente e inusitada o som também teria que ser diferente e inusitado. Estes são alguns efeitos clássicos criados por Ben Burtt. 


Darth Vader 

Só o som de sua respiração é capaz de fazer todo mundo ficar em silêncio. O conceito vem do próprio roteiro, já que o personagem precisava de um sistema que o mantivesse vivo, portanto a sua respiração deveria soar estranha, quase que “mecânica”. Talvez ele fosse parte maquina, parte humano, mas nunca sem revelar o que ele era ao certo. Quando ele se movesse você escutaria barulhos mecânicos, quase como uma “sala de emergência” de um hospital, só que andando por aí. Mas a primeira versão fazia tanto barulho que Bem acabou cortando boa parte disso. Bem usou um equipamento de mergulho para criar este famoso som.





Lightsaber (Sabre de Luz)

“Uma arma elegante, para tempos mais civilizados” como bem disse Obi-Wan Kenobi em 1977. O Lightsaber foi o primeiro efeito que Ben criou para o filme. Sua principal função na produção era criar uma voz para o Chewbacca e para o R2-D2, e aí depois talvez ele conseguisse algo para os Sabres. Mas lendo o roteiro ele ficou fascinado com o conceito de uma arma tão diferente e única. E com as artes de Ralph McQuarrie o visual serviu de guia para Ben criar o som que entrou para a história. Ele usou o som de um projetor 35mm de sua faculdade que fazia um som que às vezes mudava de ritmo, mas ainda era só um zumbido. E um dia por acidente um dos microfones caiu atrás de uma TV de tubo e acabou captando um som do sinal de TV, assim criando o som de impacto quando os Sabres se tocam. Depois disso era preciso criar o som do sabre movendo, já que era uma arma muito ágil. Ben colocou os dois sons juntos em uma caixa de som e usou um microfone quase como o próprio Sabre de Luz, movendo perto e longe da caixa de acordo com a cena que tinha sido gravada no estúdio. Esse som é tão icônico que os atores da nova trilogia sempre imitavam o som do Sabre, fazendo que o George Lucas desse um esporro em cada um deles e eventualmente ter que cortar o andamento da cena. 






R2-D2

O Droid mais famoso da história é basicamente metade sons eletrônicos e metade combinação de canos de água. Apitos e vocalizações do próprio Ben.





TIE Fighter

O caça imperial mais barulhento e inusitado da galáxia é basicamente o som de um elefante alterado em estúdio. 




Chewbacca

O Wookie é uma mistura de vários sons de Morsa com outros animais em diferentes situações que variam de irritado, feliz ou triste. 




Laser Blast

Um dos sons mais ouvidos nos filmes são os Lasers Blasts. Bem usou um martelo em um fio para antena de rádio. 





Landspeeder do Luke Skywalker

O veículo que Luke usa em Tatooine é o som de um freeway de Los Angeles sendo executado dentro de um cano de um aspirador de pó o.O 






Speed Biker

O Speed Biker de O Retorno de Jedi é a mistura do som dos aviões P-5 Mustang e um P-38 Lockheed Interceptor.





Ben Burtt também assumiu outras funções na produção dos filmes e em outras obras de George Lucas como editor dos três filmes da nova trilogia, roteirista de alguns episódios da série Droids e As Aventuras do Jovem Indiana Jones. Ele ainda dirigiu alguns documentários e foi a voz do robô Wall-E da Disney. Ben ganhou quatro prêmios Oscar, sendo dois deles Especial Achievement Awards por ter trazido avanços consideráveis para a área. Atualmente está envolvido novamente como Sound Designer em Star Wars The Force Awakens, que estreia em Dezembro de 2015.






Fontes:

http://filmsound.org/starwars/#burtt

http://www.skysound.com/bio/ben_burtt.html

http://starwars.wikia.com/wiki/Ben_Burtt


Extras da Especial Edition em DVD

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