segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

ESPECIAL CYBERPUNK: WELCOME TO NIGHT CITY



Wake the Fuck Up!



Chegamos a última parte do nosso ESPECIAL CYBERPUNK com o guia preparatório DEFINITIVO sobre CYBERPUNK 2077

Quero agradecer muito ao Guilherme Colichini pela parceria aqui. Uma das vozes mais ativas da comunidade da CD Projekt RED aqui no Brasil. Essa semana e esse momento é seu, garoto. E aproveitem mais um artigo especial dele


LEIA TAMBÉM:


ESPECIAL CYBERPUNK - Parte 1: Origens e Temas

ESPECIAL CYBERPUNK - Parte 2: A Terra do Sol Nascente



beep...


Com o inesperado tweet em janeiro de 2018, cresceu a expectativa de que mais informações sobre o tão aguardado jogo da empresa polonesa CD Projekt Red seriam lançadas. A E3 2018 foi aventada por muitos como o local onde Cyberpunk 2077 ressurgiria. Eles estavam certos. No tão aguardado evento, a surpresa foi geral quando o final da conferência da Microsoft foi "hackeada". Após alguns comandos em MS-DOS e easter eggs, o aguardado trailer de Cyberpunk 2077 foi lançado para o mundo inteiro. 







Cyberpunk 2077 vem como a sequência de Cyberpunk 2020 e Cyberpunk RED (mais sobre o início da série, nascida do RPG de mesa, aqui na parte 1 do nosso especial.), uma narrativa distópica onde há o conflito entre as grandes corporações e suas maquinações e a população cada vez mais pobre e sem esperança. O jogo é um RPG imersivo, com foco na exploração, diálogos e escolhas, feito pela mesma empresa que nos trouxe The Witcher 3.


Nosso intuito aqui é apresentar o game em si, suas características, enredo e gameplay para auxiliar você a decidir se compra, ou não, o jogo.







A JORNADA DE "V"



No jogo, você assume o papel de V, um mercenário recém-chegado a Night City em busca de uma nova vida!

Diferentemente de The Witcher 3, o protagonista não é “fixo”. Além das habilidades, você poderá customizar a aparência física do seu personagem. A customização vai desde tons de pele e penteados a tipos de unha, dentes e até partes íntimas. A ideia é que você tenha total controle na criação para desenhar seu personagem da forma que achar melhor.

Em linha com esse objetivo, será possível misturar partes masculinas e femininas, incluindo voz, genitais e tipo de corpo. Você poderá criar desde um personagem de corpo masculino, genitais masculinas e voz masculina até uma personagem com corpo feminino, genitais masculinas e voz feminina. Os NPCs do mundo poderão se comunicar com você como mulher ou homem, de acordo com o tom de voz escolhido por você.

No entanto, a customização vai além das características físicas. Você também poderá escolher habilidades iniciais para montar o personagem ideal e poderá aumentá-las ao longo do jogo ou perseguir outros estilos para evoluir na sua jornada.






Além das habilidades e partes físicas, você poderá escolher seu rumo de vida. Essa opção mostra de onde veio e quais conhecimentos que você. São três opções: marginal, nômade e corpe. Elas também ditam como será seu prólogo, sendo ele diferente para cada rumo. Embora diferentes, todos convergem para um mesmo local, com V criando raízes e buscando fama em Night City



Marginal: Você nasceu e cresceu nas ruas de Night City. Sem dinheiro ou oportunidades, você se virou como pôde, contando com a ajuda de outros marginais e pegando os conhecimentos das ruas. Um conhecido pede sua ajuda para o pagamento de uma dívida e as coisas desandam quando você é descoberto no meio do roubo que aceitou para auxiliar seu conhecido.


Nômade: Você nasceu em dos clãs nômades das Terras de Ninguém. Sem controle estatal e livres, esses clãs desenvolveram normas e cultura próprias, com um grande foco no senso de honra, educação e comprometimento com sua família. Por serem atravessadores de mercadorias (levando e trazendo produtos para dentro das grandes cidades, incluindo Night City), eles têm grande conhecimento de carros, tecnologia e sobre o funcionamento das gangues e cidade. Após sua família ficar em frangalhos, você optou por levar um contrabando para dentro de Night City, buscando uma vida melhor. Mas nem tudo prossegue conforme os planos.


Corpe: Integrante de uma das maiores e poderosas corporações do mundo, você participa diariamente das duras batalhas corporativas internas por poder e prestígio. Além de recursos e status, você também tem grande conhecimento sobre o mundo corporativo e seu funcionamento. Após ser enviado por seu chefe para eliminar uma concorrente, você percebe que as coisas não são tão fáceis quanto parecem.








Após o prólogo, você e Jackie (seu companheiro que conheceu ao longo do prólogo) estão em busca do próximo trabalho para conseguirem mais fama e influencia na cidade. Após alguns trabalhos, vocês são contatados por Dexter Deshawn, um “fixer” que tem um trabalho que pode levar você e Jackie rumo ao sucesso dentro de Night City. Seu objetivo é roubar um biochip de propriedade da ArasakaChip esse que pode guardar o segredo para a imortalidade.






As missões do jogo funcionam como uma árvore, com o tronco principal e seus galhos como as principais e os galhos menores e ramos como missões secundárias. Um ponto interessante é que as missões secundárias podem impactar diretamente nas principais e, dependendo de suas escolhas, novos caminhos podem ser abertos para você, além de novos finais. Você poderá escolher em permanecer na sua trilha inicial de vida ou acabar indo para outra, modificando seu final. Além dos níveis ganhos com as missões, você também ganha créditos de rua que abrem novos comerciantes, missões e até novos equipamentos.


Ao longo de sua jornada, você também conhecerá pessoas e poderá desenvolver um relacionamento com elas. Quando mais conversar e auxiliar elas, mais próximos ficarão (dependendo de suas escolhas), o que abrirá novas conversas e até a possibilidade de romance com algumas delas (que podem ter preferência ou não pelo seu V). O objetivo da CDPR é tornar o mundo o mais orgânico e realista possível, fazendo com que você fique totalmente imergido e focado na sua jornada dentro da cidade.





 


NIGHT CITY



Night City, a "cidade dos sonhos". Sendo projetada por Richard Night, o qual foi assassinado antes do término da cidade, o objetivo era construir uma cidade referência, com oportunidades para todos. No entanto, com a crescente influência de gangues e corporações, a cidade foi moldada para o completo oposto. Um local extremamente violento e corrupto, onde os ricos têm toda a influência e poder e os pobres ficam com as migalhas. Após muitas guerras e conflitos, a cidade é destruída quando uma bomba nuclear é detonada na sede da Arasaka durante a 4° Guerra Corporativa


Durante o chamado Tempo do Vermelho, a cidade é aos poucos reconstruída com o apoio conjunto dos residentes, corporações e nômades. Após uma quase invasão pelas forças dos novos Estados Unidos (que foi bloqueada pela precisa e pontual ajuda da Arasaka, a qual enviou uma super nave para o local), a cidade ganhou sua “independência”.


Em 2077, a cidade continua sendo controlada pelas megacorporações e é assolada pelos conflitos de gangue e violência. Apesar dos conflitos e desigualdades, a cidade também é centro de novas tecnologias, estilos, diversão e oportunidades, mesmo que dissimuladas. Mais que um lugar caótico, essa cidade é lar de um enorme número de vidas e sonhos em cada esquina.







São 06 os distritos principais, cada um com suas características e importância:



Centro: Sendo totalmente destruída pela explosão nuclear durante a 4° Guerra Corporativa, esse distrito foi completamente reconstruído. Ele voltou a ser o centro corporativo e comercial da cidade, com as sedes das principais corporações presentes nele, além de hotéis e comércios de ponta. É o ponto inicial de V quando este tem o caminho corporativo.


Watson: Outrora um ponto comercial e industrial da cidade, Watson teve sua importância reduzida, mas continua como um ponto importante para o mercado negro de tecnologias e produtos e também o lar de um grande número de residentes de Night City, muitos residindo em mega edifícios. É onde fica o apartamento de V após o prólogo.


Westbrook: Apesar de sofrer danos significativos no desastre nuclear, essa região foi totalmente recuperada e hoje é o lar de um grande número de empresas asiáticas, além de ser também o lar de boa parte da população rica da cidade. Seus comércios e pontos de entretenimento são os melhores de Night City.


Heywood: Mesmo não sendo um dos distritos mais afortunados, Heywood tem um grande número de atrações e de empresas, além de ser um distrito bastante rico (logo após Westbrook e o Centro).  É nele que o V que escolheu o caminho de marginal começará.


Santo Domingo: É um dos distritos mais pobres da cidade, com um grande número de indústrias, plantas nucleares e ferros velhos. Boa parte de sua população vive em habitações apertadas, localizadas no que antes eram os canais e reservatórios da cidade.


Pacífica: Sendo planejada como um ponto turístico e rico, Pacífica acabou tornando-se o distrito mais pobre e perigoso da cidade após o investimento cessar. Lar de conflitos e violência sem fim, o distrito acabou sendo refúgio para os haitianos, os quais abandonaram seu país devido à subida do nível do mar.


Terras de Ninguém: na periferia de Night City encontram-se as Terras de Ninguém, uma região desértica que é lar de usinas solares, algumas fazendas e campos de petróleo. Apesar do clima fustigante, também há moradores que residem no local e, apesar da certa distância da cidade, também estão sob a influência dela.






No entanto, a cidade não é composta apenas de corporações e civis. Em todos os distritos e cantos, há aqueles dispostos a não respeitar as leis e corporações para atingirem seus objetivos. As gangues são elemento chave da cidade, sendo responsáveis pelo contrabando, serviços sujos, mercado negro de implantes, armas e drogas e entre outras coisas. Muitas dessas gangues também competem por território e prestígio e protegem suas áreas e habitantes em diferentes graus.



São 8 gangues atuantes dentro da cidade e 2 gangues nômades que controlam as Terras de Ninguém:



Animais: Focados em lutas corporais e obcecados por fisiculturismo e músculos, os animais fazem de tudo para aprimorarem sua força bruta. Vendem seu serviço como seguranças por toda a cidade, mas estão mais centralizados em Pacífica, onde tem um confronto em andamento com os Voodoo Boys.


Voodoo Boys: Exímios hackers e navegadores da net, os Voodoo Boys controlam a região de Pacífica. Apesar de não estarem presentes fisicamente em todos os distritos, essa gangue tem grande influência na NET (ambiente virtual), onde buscam adentrar na área após a muralha negra, um dispositivo criado para impedir que programas maliciosos e inteligências artificiais adentrem o espaço comum da NET. Por conta disso, a gangue é frequentemente caçada pela NetWatch, uma organização criada para deter esses programas e inteligências artificiais.


6th Street: Formada por ex-integrantes das forças armadas que buscavam trazer maior segurança para suas comunidades durante os períodos de maior violência na cidade. No entanto, ao longo do tempo esse sentido de proteção deu lugar a um egoísmo cada vez maior. Hoje, a gangue só busca seus próprios interesses, muitos deles escusos. Seu principal território é Santo Domingo, mas também estão presentes em Heywood e Westbrook. São os principais rivais dos Valentinos.


Valentinos: Uma gangue de origem latina, busca proteger sua comunidade de outras gangues e da polícia. Sua cultura e tradição tem uma grande influência mexicana e a gangue domina o distrito de Heywood. Auxiliam também o comércio local (principalmente com proteção) e praticam atos ilícitos, como roubo de carros, como forma de ganharem dinheiro. Entram constantemente em conflito com a 6th Street.





Tiger Claws: Gangue com influência de diversos povos da Ásia, principalmente japoneses e chineses. São bastante territoriais e tentam dominar comercialmente os distritos próximos. A gangue é bastante violenta e sádica, tendo alguns de seus métodos parecidos com os da Yakuza. Seu principal ponto de influência é Westbrook, mas também estão presentes em Watson. Sua violência nas ruas acabou provocando o aparecimento da Mox.


Mox: Após contínuos ataques da Tiger Claws contra trabalhadores sexuais e com a morte de Lizzie (considerada por muitos uma grande protetora da classe), diversos protestos nasceram na cidade contra a brutalidade das gangues. A gangue Mox surgiu nesse período e tem por objetivo continuar o trabalho de Lizzie e proteger trabalhadores sexuais e outras minorias contra abusos. Operam principalmente em Watson, mas também estão presentes em outros distritos através de casas noturnas. Não são territoriais ou agressivos, mas sabem se defender.


Maestrom: Centrada em bairros abandonados de Watson, essa gangue é obcecada por melhoramentos cibernéticos. No entanto, a busca por uma ascensão robótica ao invés da “carne fraca” acaba levando boa parte de seus membros à condição conhecida como ciberpsicose. Nela, o alto grau de ciberimplates acaba suprimindo o sentido de moral e empatia da pessoa. Por conta disso, a gangue é conhecida por sua enorme brutalidade e sadismo e é uma das gangues mais perigosas da cidade.


Scavengers: Sem afiliação ou cultura definida, essa gangue busca lucro. São conhecidos pelo sequestro de pessoas para roubo de implantes e comércio ilegal desse tipo de mercadoria. São também utilizados para serviços sujos. Estão presentes em toda a cidade, mas concentram-se mais em Heywood e Watson.


Aldecados: São considerados um dos grupos mais antigos de nômades. Originados durante o colapso dos Estados Unidos, são um grupo bastante unido e comprometidos com o bem-estar de cada um na família e trabalham com transporte de cargas entre cidades na costa leste. Estão concentrados na Terra de Ninguém.


Wraiths: Apesar de também serem nômades, essa gangue não respeita leis ou costumes. Verdadeiros foras da lei, eles atacam caravanas de outras tribos nômades e de corporações. Estão presentes na Terra de Ninguém.





Sendo uma das últimas megalópoles do mundo, Night City é uma cidade vasta e bastante densa. Além do sistema de trens rápidos, o qual permite um rápido deslocamento entre os distritos, há uma grande quantidade de modelos de carros e motos para escolher. Como tudo em Night City, os carros seguem diferentes estilos, desde os mais baratos e utilitários até os superesportivos e veículos blindados para uso dos poderosos e das corporações. Os principais tipos são:



Econômico: Com componentes de baixo custo, esses veículos são utilitários populares, muitas vezes pequenos e com menor performance, mas que são baratos e podem ser comprados por qualquer um.


Executivo: Materiais caros e chiques, além da alta tecnologia, esse tipo de veículo foi desenhado para aqueles que querem status, proteção e conforto durante suas viagens.


Pesados: Caminhões e tanques que fazem o trabalho pesado na cidade. Têm um design simples, mas são veículos robustos e próprios para situações que exigem força extra.


Esportivos: Velozes, selvagens e altamente modificáveis, esses veículos são os preferidos daqueles que amam corridas e velocidade. 


Hipercarros: Além de uma grande velocidade, esses veículos são blindados e extremamente luxuosos, destinados para a classe alta e poderosa da cidade. 






As gangues, distritos, veículos e empresas são pontos fundamentais de Night City, mas não podemos esquecer também dos estilos presentes na cidade. De roupas a carros, de distritos ao jeito de viver, eles dão cor e vida ao dia-a-dia da cidade. Esses estilos estão presentes em toda Night City e é por ele que você consegue identificar o modo de vida e até classe social de cada um.



Kitsch: Neon, cromo, luzes e aparência em primeiro plano. A função de nada importa no estilo Kitsch. O importante é se destacar.


Entropismo: Nascido após a 4º Guerra Corporativa, esse estilo engloba a situação vivida por muitos da camada mais pobre. A função e usabilidade são o foco. Beleza e destaque não importam.


Neomilitarismo: elegância e função, mas sem exuberância. É o estilo usado por uma grande parte dos cidadãos no mundo corporativo. 


NeoKitsch: Vem como uma quebra do estilo Neomilitar, voltando às raízes do Kitsch, mas com novos ares. Função e usabilidade são tão importantes quanto elegância e destaque. Estilo utilizado por estrelas e grandes empresários.








GAMEPLAY



Em um mundo distópico e extremamente violento, armas são essenciais. Tão necessárias quanto guarda-chuvas ou celulares, elas garantem segurança ao indivíduo num mundo onde muitas vezes você só conta com você mesmo.

Há uma enorme gama de fabricantes e tipos de armas, das mais baratas e simples até as mais caras e tecnológicas. Para cada tipo de bolso e necessidade, há uma arma perfeita para o trabalho. Além das armas de fogo, há também armas corpo a corpo e ciberimplantes de combate. Todas elas podem ser modificadas de acordo com sua necessidade.


Armas Tecnológicas: Utilizando-se do sistema eletromagnético para lançamento dos projéteis, essas armas avançadas conseguem penetrar armaduras e até mesmo paredes. Algumas delas têm visor de raio-x, facilitando a busca de inimigos atrás de paredes ou algum outro tipo de cobertura.


Armas Poderosas: Com a boa e velha pólvora, essas armas são mais tradicionais e baratas. Englobando de escopetas e metralhadoras pesadas, a falta de sofisticação não diminui o grande poder dessas armas.


Armas Inteligentes: Já imaginou ter um mini lançador de mísseis em suas mãos? Essa é a sensação de uma arma inteligente. Cada projétil tem capacidade de acompanhar alvos e atingi-los, seja um ou vários. Ao apertar o dedo do gatilho, as munições automaticamente caçam e destroem os alvos apontados por você.


Armas de Corpo a Corpo: Perfeitas para combates próximos. De martelos a Katanas, essas armas possibilitam que você se aproxime de um alvo e o elimine à moda antiga. Você pode ter até uma Katana com lâmina termal, se assim quiser.


Ciberimplantes: Para aqueles que desejam tornar-se armas vivas, eles trazem uma série de opções para o combate. Braços de gorila que permitem socar e arrebentar portas com força esmagadora, lâminas móveis que fatiam qualquer coisa e um lançador de míssil acoplado em seu braço. Além das opções de combate, você poderá utilizar outros implantes em seu corpo para maximizar sua proeza no combate e também para auxiliar seu progresso em Night City.






Além das armas, você poderá investir em habilidades para melhorar sua perícia com elas e até mesmo criar equipamentos e melhorar seus conhecimentos de acesso à rede. De reflexos a inteligência e de corpo a conhecimentos técnicos, você consegue moldar seu personagem para o estilo de gameplay que mais se identificar.

De um V mercenário especializado em armas de fogo, a um hacker com habilidades furtivas e controle da tecnologia ou até mesmo qualquer opção entre esses dois.






Para fechar o gameplay com chave de ouro, não poderia faltar a parte sonora e musical.

Utilizando de forma o estilo eletrônico, os compositores do jogo trabalharam para criar um ambiente sonoro propício para o futuro distópico criado pela CDPR. De sons mais agressivos a mais calmos e até sombrios, eles são o elemento que preenche o vácuo entre o gameplay e a histórica, impulsionando o jogador para seu próximo objetivo.

Além dos sons ambientais, foram criadas cerca de 150 músicas originais para o jogo, que poderão ser escutadas a qualquer momento através das rádios do jogo. Essas músicas dão vida e identidade à cidade e mostram os desejos e angústias de sua população. Para criar essas músicas, a empresa polonesa convidou músicos e bandas reais para interpretarem bandas presentes no jogo e também para auxiliarem na criação das músicas. Por exemplo, Refused (banda punk sueca) tornou-se a banda Samurai e os rappers do Run the Jewels tornaram-se Yankee and the Brave. A grande maioria dessas músicas são composições originais feitas para o jogo.








Além de bandas e artistas conhecidos, o jogo acabou ganhando um peso de destaque. Na E3 de 2019, durante a apresentação de um novo trailer do jogo, a surpresa foi geral quando Keanu Reeves apareceu para informar que ele faz parte do jogo.






Keanu interpreta Johnny Silverhand, um rockeiro contrário às corporações que participou no ataque à sede da Arasaka que culminou na explosão nuclear em Night City na 4º Guerra Corporativa. Johnny teve seu corpo destruído, mas sua consciência ficou viva num biochip criado pela corporação japonesa, um chip considerado como o caminho para a imortalidade. Quando V acaba tendo que utilizar o chip após problemas no trabalho (que envolvia o roubo desse chip), ele e Silverhand agora compartilham o mesmo corpo. Keanu tem um papel central na trama e antagoniza V em diversos momentos (cabendo a você melhorar ou piorar sua relação com ele).






Apesar do cuidado na captura dos movimentos e fala de Keanu Reeves, a complexidade e tamanho de um RPG como Cyberpunk 2077 impede que façam os mesmos procedimentos de captura para todos os personagens. 


Para conseguirem um alto grau de fidelidade, mas sem necessitarem de um longo e exaustivo processo de captura, a CDPR firmou uma parceria com a empresa canadense Javi para a utilização de um revolucionário sistema de sincronização lábio facial. Com ele, a sincronização é feita automaticamente de acordo com a movimentação da face e lábios característica de cada linguagem específica. Além de garantir fidelidade no inglês, essa tecnologia possibilita uma sincronização bastante avançada em todos os idiomas suportados pelo jogo.






Por último, assim como The Witcher 3, a empresa já anunciou que trará DLC's e expansões para o jogo. Sendo anunciadas em 2021, essas expansões prometem ser grandes e com bastante conteúdo, assim como foram as expansões Hearts of Stone e Blood and Wine de The Witcher 3.


Também está sendo desenvolvido um modo multiplayer para o jogo, mas sem muitas informações no momento. É possível que se assemelhe de alguma forma ao modo online de GTA V, mas teremos novas informações em 2021.


Cyberpunk 2077 estará disponível no dia 10/12, e poderá ser jogado via PC, Xbox One, Xbox Series S e X, PS4, PS5, Stadia e GeforceNow. No Brasil, ele poderá ser jogado à partir das 21h do dia 09/12.



Nos vemos em Night City!









Nenhum comentário:

Postar um comentário